»Geral - Panambi News

25 mil estudantes retornam às aulas na UFSM nesta segunda-feira

A UFSM se prepara para recepcionar, nesta segunda-feira (11), mais de 25 mil estudantes, entre calouros e veteranos, em seus quatro campi, em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Somente entre os ingressantes, são mais de três mil novos alunos de graduação, 901 estudantes no ensino médio e técnico e 1.047 na pós-graduação.

“Desejamos boas vindas a toda a nossa comunidade universitária, estudantes, docentes e técnico-administrativos. Que tenhamos um semestre repleto de realizações junto à Universidade Federal de Santa Maria. Este será um ano complexo, mas nós vamos vencê-lo, como temos vencido todos os anos” afirma o reitor, Paulo Afonso Burmann, em saudação dirigida à comunidade universitária. A volta às aulas na UFSM será celebrada com uma intensa agenda de atividades de acolhimento e integração, que se estenderá durante toda a semana.

Infraestrutura – O início das atividades letivas também será marcado por novidades relacionadas à infraestrutura, principalmente para a comunidade universitária de Cachoeira do Sul, que passará a ocupar as novas instalações do campus próprio da Universidade. Desde sua implantação, em 2014, o campus de Cachoeira do Sul vinha funcionando em prédios alugados no centro da cidade. Em janeiro deste ano, com a conclusão dos dois primeiros blocos de salas de aula, a Universidade deu início a ocupação do novo campus. A partir de segunda-feira, uma parte das atividades letivas já acontecerão no novo espaço, enquanto que as atividades administrativas, biblioteca e laboratórios de ensino e pesquisa ainda permanecerão nas instalações do centro, aguardando a finalização dos demais prédios.

Em Santa Maria, a principal novidade será a mudança do curso de Odontologia para o campus sede, ocupando um prédio novo e exclusivo. Até o ano passado, as atividades acadêmicas, bem como os serviços e atendimentos prestados à comunidade, ocorriam junto ao prédio da Antiga Reitoria, localizado no centro. A partir do dia 18, as aulas passam a acontecer nas novas instalações e, até o final do mês de março, também os atendimentos odontológicos à comunidade serão transferidos para o campus.

Ao longo do ano, a UFSM ainda tem previsão de concluir outras importantes obras, entre elas o novo prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo, no campus sede, em Santa Maria; um prédio de salas de aula e um bloco de moradia estudantil, no campus de Palmeira das Missões; e um prédio de salas de aula no campus de Frederico Westphalen.

Orçamento – Em relação a situação orçamentária, a UFSM já vem enfrentando um contingenciamento de 30% no orçamento aprovado em 2018 que, por si só, já seria insuficiente para as cobrir as despesas correntes da instituição. “A Universidade cresceu e seu custo de manutenção e de infraestrutura também cresceram. Vivemos, realmente, um paradoxo que confronta a dimensão e alcance da UFSM com o recurso disponível para que cumpra sua missão junto à sua comunidade e ao Brasil”, argumenta o reitor. Segundo ele, apesar dos indicadores sinalizarem o contrário, a comunidade universitária precisa se manter otimista em relação ao futuro, “apostando em uma mudança de leitura do governo sobre educação, ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento e de soberania nacional”, acrescenta.

Administrativamente, a Universidade tem adotado medidas estratégicas visando a otimização dos recursos e a garantia da qualidade no atendimento aos estudantes e a comunidade em geral. Algumas das ações que já estão em desenvolvimento tratam da redução de encargos, da eficientização energética, da construção de novos modelos de planejamento e fiscalização de obras e de fiscalização de contratos de prestadores de serviço, além de uma reprogramação do setor de transportes.

Matéria publicacada em 10/03/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.