»Geral - Panambi News

Teste da orelhinha alcança 7.973 atendimentos

Em 2009 o vereador Ibraim Chagas ingressou na Câmara de Vereadores. Com intuito de contribuir de forma efetiva para com o desenvolvimento de nossa comunidade, sempre buscou soluções para os problemas enfrentados. Em 2010, foi diversas vezes a Porto Alegre pleitear recursos junto ao Governo do Estado, a época governado pela então Governadora Yeda Crusius. A insistência deu resultado. Frutos foram gerados.

O Programa Emancipar, proporcionou o asfaltamento das Ruas do Loteamento Alvis Klasener e a criação da Banda Emancipar, a qual atualmente conta com 41 componentes. As conquistas também contemplaram a área da saúde preventiva, onde foi adquirido um equipamento para realização do teste da orelhinha.

Em recente consulta aos relatórios da Secretaria Municipal da Saúde, o vereador Ibraim Chagas – PSDB, ficou extremamente satisfeito e realizado com os resultados apresentados em relação ao Teste da Orelhinha, o qual foi disponibilizado a partir de uma iniciativa do seu mandato.

Os números são impressionantes. 7.973 crianças atendidas entre Março/2010 e fevereiro/2019. Não há demanda reprimida, e Panambi é referência regional neste procedimento, atendendo ainda crianças dos seguintes municípios: Condor, Pejuçara, Santo Augusto, Campo Novo, Chiapeta, Inhacorá, Nova Ramada, São Martinho e São Valério do Sul.

O exame é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno. Caso sejam identificadas alterações, o bebê deve ser encaminhado a um especialista para que sejam feitos exames complementares. Isso é saúde preventiva e de grande relevância para qualidade de vida.

De acordo com o vereador Ibraim Chagas, o momento é de comemoração. Trata-se da recompensa do nosso trabalho a partir do voto que nos foi confiado. O retorno para população. São 09 anos de um programa que está consolidado e colocou Panambi como referência regional. Uma iniciativa que prestigia e valoriza nosso bem maior, a vida. O zelo e o cuidado com a saúde, devem ser uma preocupação constante dos gestores públicos. Os desafios continuam. O vereador Ibraim Chagas, já está encaminhando solicitação de mais um equipamento, para realização do teste da orelhinha.

Matéria publicacada em 11/03/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.