»Geral - Panambi News

Relatório aponta alto risco de epidemia de dengue, zika, chikungunya e febre amarela em Bossoroca

O município de Bossoroca, região das Missões, divulgou dados feito através de levantamentos realizados do Aedes aegypti (LIRAa), durante os dias 18 a 22 de fevereiro de 2019. Os agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde realizaram 239 visitas domiciliares com o objetivo de detectar e eliminar focos do mosquito e realizar o Levantamento de infestação.

Durante a ação foi coletado um total de 15 amostras que foram enviadas para análise laboratorial. Em 13 destas amostras foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti. O resultado do levantamento confere ao município o índice 5,4 %, classificando Bossoroca como "alto risco para surto epidemiológico de dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela doenças que o aedes é o vetor".

O Ministério da Saúde preconiza os seguintes índices de infestação predial:

- Menor que 1%, sem risco de epidemia;

- Entre 1% e 3%, risco de epidemia;

- Acima de 3%, alto risco de epidemia.

Em nota a prefeitura municipal solicita em caráter de urgência que os moradores intensifiquem os trabalhos de limpeza de casas, pátios e terrenos baldios no sentido de eliminar locais onde a água possa se acumular e que seja evitado o armazenamento de água da chuva em locais sem tampa.

A prevenção é a melhor forma de evitar a Dengue, Chikungunya e a Zika, e a TAREFA e RESPONSABILIDADE É DE TODOS.

Fonte: Blog Missioneiro

Matéria publicacada em 11/03/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.