»Geral - Panambi News

Surto de vírus resulta em várias pessoas doentes em Seberi/RS

Investigações iniciadas em fevereiro e que seguiram até a metade março, apontaram a presença de dois vírus que estão causando um surto de pessoas doentes em Seberi. Conforme o apurado pela Secretaria de Saúde e 19ª Coordenadoria de Saúde, o Rotavírus e o Adenovírus atingiram 289 pessoas, desde dezembro do ano passado.

De acordo com o informado pela enfermeira Gracielli Miotto Fiametti, os principais sintomas apresentados pelos pacientes foram diarreia aguda, geralmente aquosa, sem sinais de muco e sangue; vômitos; febre e mal-estar; coriza e, às vezes, tosse; e desidratação, nos quadros graves.

– Fizemos uma série de apurações para ver o que estava causando esses problema, coletando materiais e realizando uma investigação, tendo em vista que muitas pessoas adoeceram. Apenas em um final de semana foram 32 casos. Na sexta-feira, 15, vieram os resultados dos exames. Vimos que por volta do dia 20 de dezembro foram registrados os primeiros casos que seguiram uma tendência, não apresentando diminuição – disse a enfermeira.

A Secretaria de Saúde esclarece que são raras as pessoas que permanecem internadas e os sintomas duram cerca de 48 horas.

Transmissão

A transmissão pode ser fecal-oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

Prevenção

As principais medidas para evitar a rotavirose é a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro. Além disso, ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada é fundamental.

FONTE: Leonardo Carlini/O Alto Uruguai

Matéria publicacada em 19/03/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.