»Geral - Panambi News

Conselho Tutelar está com dificuldades em vagas de acolhimento para crianças em situações de risco

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, última segunda-feira, os membros do Conselho Tutelar de Panambi vieram a público, representados por Adair de Lima Rodrigues relatando a situação problemática de acomodações de criança que vem acontecendo em nosso município. Hoje, não há vaga para abrigar crianças em situação de risco. O conselheiro relatou situações ocorreram na última quinta e sexta-feira, por ordem judicial, foi necessário requerer acomodação de crianças e não se encontrou vaga na atual casa de passagem de Panambi, que seria Avocap. Pois, há um número específico de vagas a serem preenchidas neste local e que deve ser respeitado.

Na quinta-feira, para acomodação de uma criança houve uma grande burocratização, vários setores foram acionados. Entre eles, Assistência Social do município, Condicap e contato com a promotoria, tentando buscar uma solução para o caso. Na sexta-feira à noite, outro problema foi enfrentado, uma mãe que foi presa no bairro Serrana estava com a guarda de duas crianças e elas precisavam de acomodações, pois a responsabilidade pelas crianças passou a ser do Conselho Tutelar. Adair afirmou que o problema parece ser simples para quem está de fora, mas é complicado para quem precisa resolver. As crianças têm o amparo da LEI, que exige que locais designados para esse tipo de acomodação tenham condições adequadas, seguras e que necessitam ser rigorosos, com extremo cuidado. O Conselho Tutelar vem trabalhando em fazer seu papel como manda a LEI, ocorrências são imprevisíveis e a qualquer momento, é necessário agir e não ter lugar adequado para acomodar as crianças, é algo que o poder público municipal precisa analisar como algo de grande importância. É preciso encontrar uma solução, algum prédio que esteja sem uso no momento e ali, quem sabe, ajustar um abrigo de passagem maior para que o problema não venha se propagar e para que atenda a demanda, como bem informou. Depois de mencionar outros relatos aos ouvintes, foi retornada a palavra à presidente da casa legislativa, a Vereadora Miriam Dallabrida, que se mostrou preocupadíssima com esta situação de extrema gravidade da qual o Conselho Tutelar de Panambi vem enfrentando.

Matéria publicacada em 02/04/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.