»Geral - Panambi News

Serviços de Urgência e Emergência de Panambi prestam serviços essenciais

No dia 05 de abril de 2019, pouco após a meia noite, ocorreu na BR 285 na altura do KM 392, entre Panambi e Santa Bárbara um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus da empresa Ouro e Prata. Esse grave acidente causou a morte de uma senhora e deixou 24 pessoas feridas.

Entre as 24 pessoas feridas 14 delas foram encaminhadas ao Pronto Atendimento Municipal de Panambi, 7 para o hospital de Santa Bárbara, 2 para Ijuí e 1 para Cruz Alta.

Para dar conta de um acidente como esse, de grande proporção, e atendimento de tantas vítimas, a Brigada Militar assim que soube do acidente acionou o SAMU Estadual e esse respectivamente acionou o método START que é uma ferramenta de trabalho para triagem primária de acidentes com múltiplas vítimas. No método START, na nossa região de saúde, é acionado o SAMU Ijuí e demais SAMU da região. O SAMU Ijuí se deslocou para o local do acidente com três ambulâncias, SAMU Panambi se deslocou com uma ambulância e teve apoio de mais uma ambulância do Pronto Atendimento Municipal, SAMU Cruz Alta que se deslocou com uma ambulância, SAMU Palmeira das Missões com duas ambulâncias, Santa Bárbara com uma ambulância, Bozano com uma ambulância, e ainda uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Panambi.

Após o atendimento no local do acidente o maior número de vítimas, 14, foi encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal de Panambi. Para o referido serviço dar conta da demanda de trabalho que se apresentava naquele momento foi necessário o empenho de toda a equipe que estava de plantão no local e a ainda solicitar apoio aos profissionais que estavam no descanso das suas casas (médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e técnicos de radiologia). Os profissionais que estavam em seu horário de folga prontamente atenderam ao pedido da equipe plantonista e se deslocaram ao Pronto Atendimento, o qual, estava sendo organizado com material em todas as salas e espaços possíveis para dar conta da demanda. Lembrando que normalmente o Pronto Atendimento conta com uma sala de emergência com dois leitos.

Sendo assim, no dia do acidente a equipe do Pronto Atendimento Municipal, SAMU Panambi, Bombeiros e demais equipes de socorristas envolvidas no acidente trabalharam e atenderam muito além da sua capacidade instalada e de rotina diária. Esses profissionais de Urgência e Emergência proporcionaram às vítimas do acidente atendimento de qualidade, através do resgate no local, avaliação médica, procedimentos médicos, realização de exames imediatos e necessários, e procedimentos de enfermagem. Por fim esses profissionais, através da sua competência, organização, espírito de equipe e humanização, garantiram a segurança de todas as vítimas para que o incidente não tivesse consequências mais graves.

Serviços têm sido aprovados nos "testes de fogo"

Cabe salientar também que no final da tarde do dia 22 e madrugada do dia 23 de março de 2019 o Pronto Atendimento, SAMU Panambi e Bombeiros também trabalharam exaustivamente em três acidentes de trânsito consecutivos. Sendo o primeiro acidente uma colisão carro contra carro com 4 vítimas, logo em seguida outra colisão carro contra carro com 4 vítimas e por último um atropelamento com 6 vítimas. Nesse dia a equipe plantonista também solicitou apoio aos colegas que estavam em casa e tiveram sua solicitação atendida, bem como, o serviço também precisou se reorganizar em toda a sua estrutura para dar conta da demanda que então se apresentava. Tarefa essa realizada com muito êxito, digna do nosso reconhecimento, e ao encontro do objetivo do serviço do Pronto Atendimento Municipal e SAMU, que é o atendimento de Urgência e Emergência.

Matéria publicacada em 14/04/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.