»Geral - Panambi News

Utilidade Pública: SAMU 192 do RS utiliza o aplicativo SAPH Móvel

Foto-banco de imagens panambinews
Foto-banco de imagens panambinews

Quando você ver uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizando atendimento e os socorristas estiveram com o celular na mão, saiba que eles não estão navegando pelas redes sociais, muito menos fazendo uma selfie.

Eles apenas estão em contato com a central de regulação e trabalhando para salvar vidas.

APLICATIVO

O SAMU 192 do Rio Grande do Sul utiliza o aplicativo SAPH Móvel, para solução de atendimento pré-hospitalar. Desenvolvido pela empresa True Information Technology, também é utilizado em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, atendendo mais de 12 milhões de pessoas, distribuídas em 315 Municípios e atendidas por 12 Centrais de Regulação Médica. Só no Rio Grande do Sul, são atendidos 267 Municípios, com um total de 1.121.171 ligações no ano passado.

Basicamente, o aplicativo SAPH Móvel visa otimizar a comunicação entre a Central de Regulação e as equipes do SAMU e registrar a sequência dos eventos de atendimento, incluindo o acionamento das equipes com endereço, georrefe-renciamento e dados do paciente com a orientação da regulação; registros dos deslocamentos, chegada no local e acompanhamento da localização da equipe nas Unidades de Saúde; envio da avaliação inicial e sinais vitais para regulação médica; e o recebimento da prescrição das condutas orientada pela regulação.

ATUALIZAÇÃO

Desde o dia (8), está disponibilizada uma atualização do aplicativo, sendo necessário que a equipe que esteja fazendo um atendimento mantenha contato, via smartphone, com a central de regulação durante todo o tempo. Isso significa que, além de prestar o atendimento à pessoa que está em situação de urgência ou emergência, o socorrista estará em tempo real informando o cenário para a central de regulação (situação do paciente, sinais vitais, etc.) e, ao mesmo tempo, recebendo as instruções do médico regulador, visando o melhor atendimento possível.

Portanto, ao ver um socorrista do SAMU trabalhando com o celular na mão, tenha certeza que ele está apenas trabalhando com o celular na mão, literalmente. (Fonte: Luís Henrique Franqui)

Matéria publicacada em 19/04/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.