»Geral - Panambi News

IFFar promove exposição de cobogós

O cobogó é um é um elemento construtivo vazado que atua como um filtro de luz e ventos. Inicialmente feitos de cimento, tiveram sua origem na cidade do Recife na década de 1920, e o seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de seus idealizadores, Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Os cobogós são bastante utilizados na arquitetura e decoração, sendo um elemento passível de ser empregado nos projetos dos técnicos em edificações. Assim, a professora Josiane Pillar Hinning promoveu uma oficina para execução de protótipos dos cobogós em sala de aula. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Conforto das Edificações, na modalidade Proeja e Subsequente, durante o estudo do tópico de ventilação.

Inicialmente os alunos realizaram pesquisas sobre os usos de diferentes matérias-primas para realização dos protótipos, levantamentos fotográficos do uso de cobogós em edificações do município e estudo sobre as formas dos produtos, com auxílio de softwares de desenho, em 2D e 3D.

Após o estudo, os alunos organizados em trios, nos quais cada grupo projetou e executou um bloco tipo COBOGÓ. A nomenclatura dos protótipos tem as três sílabas iniciais de cada sobrenome dos três alunos, fazendo alusão ao bloco original criado no Recife.

A exposição está localizada no hall de entrada do prédio A do IFFar – Campus Panambi e ficará disponível até o final de maio.

Matéria publicacada em 11/05/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.