»Geral - Panambi News

Veja o passo a passo para atualizar o WhatsApp; orientação é para evitar ataque de hackers

Empresa pertencente ao Facebook detectou vulnerabilidade e orientou download de versão mais recente do aplicativo

Após detectar vulnerabilidade no aplicativo do WhatsApp, que permitia que hackers instalassem spyware em celulares mediante chamada telefônica e acessassem os dados do aparelho, a empresa que pertence ao Facebook orientou que os usuários atualizem a versão do aplicativo.

WhatsApp incentiva as pessoas a baixar a versão mais recente do nosso aplicativo, bem como manter em dia o sistema operacional do seu telefone, para se proteger contra possíveis ataques de segurança que visam comprometer as informações armazenadas no aparelho — disse um porta-voz da empresa.

A nova vulnerabilidade de segurança — que afeta dispositivos Android e iPhones, entre outros — foi descoberta no início deste mês. 

Segundo o Financial Times, que cita um distribuidor de spyware, a ferramenta foi desenvolvida por uma empresa obscura com sede em Israel chamada NSO Group, acusada de ajudar governos do Oriente Médio e até o México a espionar ativistas e jornalistas.

Programa espião que atacou o WhatsApp acessava a câmera dos smartphones

Vulnerabilidade do aplicativo é reparada com a atualização do software

Quem ainda não atualizou o WhatsApp - aplicativo de troca de mensagens instantâneas mais popular do mundo com 1,5 bilhão de usuários - pode estar com sua segurança cibernética e privacidade ameaçadas. Segundo informações do jornal inglês Financial Times, hackers encontraram uma falha de segurança no programa e instalaram um spyware em celulares _ tanto do sistema Android, quanto do iOS – quando era acionada a função chamada telefônica do aplicativo. A companhia, pertencente ao Facebook, reconheceu a falha, lançou uma atualização para corrigi-la e aconselhou as pessoas a baixarem a nova versão.

Essa mesma empresa de Israel tem um outro programa que permite ter acesso à localização do aparelho. Então, se supõe por analogia que, talvez, eles estivessem tentando coletar mais informações do que as da câmera — afirma Nobre.

Outro produto conhecido dessa companhia é o Pegasus, um programa invasivo que pode ativar remotamente a câmera e o microfone de um determinado telefone e acessar seus dados. GaúchaZH

Passo a passo para atualizar:

Android:

1- Abra a Play Store e toque no menu

2- Selecione "Meus apps e jogos"

3- Role até aparecer o WhatsApp e clique em "Atualizar"

 

Matéria publicacada em 14/05/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.