»Geral - Panambi News

Comitiva italiana participa de encontro em Panambi e de assinatura de carta de intenções

Na manhã de segunda-feira, 20 de maio, a Comitiva Italiana, através do intercâmbio ASSAMI/Casa AMA, esteve em Panambi para debate sobre a experiência de Trento/Itália na Rede de Saúde Mental considerando o protagonismo dos profissionais, usuários dos serviços, familiares e comunidade no cuidado em liberdade. Durante o encontro o psiquiatra Dr. Renzo de Stefani demonstrou, através de infográficos, ilustrações e slides, a experiência de Trento/Itália na Rede de Saúde Mental considerando o protagonismo dos profissionais, usuários dos serviços, familiares e comunidade no cuidado em liberdade.

O evento aconteceu na APAE/Panambi e contou com a participação do prefeito municipal de Panambi, Daniel Hinnah e vice-prefeito, Francisco Pereira da Costa, da diretoria da APAE, ASSAMPA, usuários e profissionais da saúde.

Renzo explicou sobre o o Farensieme (Fazer Juntos), segundo ele é importante que o profissional reconheça o saber do usuário. “E quando estes saberes se encontram as coisas funcionam melhor”, disse.

O psiquiatra comentou também sobre os UFE’s – Usuários Familiares Experientes, que realizam a Mesa de Compartilhamento, reuniões a cada dois meses, em que são feitas propostas para melhorar os serviços. “A ideia é que todos possam colaborar, e isso é um sucesso porque todos querem participar do trabalho”. Hoje são 40 UFE’s que trabalham com profissionais em diversas casas de acolhimento. Maurizio Capitani, UFE, falou sobre a sua jornada como usuário, até ser um UFE, e comentou da importância deste trabalho em saúde mental.

A presidente da ASSAMI, Eloá Bagetti, destacou a importância do intercâmbio entre a Associação e Trento. “Buscamos aprender durante as visitas à Itália o verdadeiro significado do “Fazer Juntos”, disse. Integrante do colegiado da ASSAMI, Otília Nogueira Rodrigues, relatou sua experiência como usuária, contando um pouco da história da Casa AMA.

O prefeito, Daniel Hinnah, salientou que no ano passado, somente pelo Sistema Único de Saúde, foram distribuídos no município de Panambi, 4 milhões de compridos. “Este trabalho é importante, pois pode nos ajudar a reduzir o uso de medicamentos, além de uma melhor qualidade de vida para o cidadão, também pode-se reduzir custos na saúde”, afirmou.

Após o almoço servido nas dependências da APAE, as autoridades presentes e assinaram uma carta de intenções, com pautas que futuramente devem ser seguidas pela comunidade e rede de saúde no munícipio. A comitiva ainda visitou a ASSAMPA, que recebeu todos com música e festa.


Créditos: Taís Machado

Matéria publicacada em 21/05/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.