»Geral - Panambi News

Diferentes áreas de atuação abordadas na Semana Acadêmica da Biologia

Entre os dias 27 e 31 de maio está sendo realizada a V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi, cuja programação engloba diferentes áreas de atuação dos/as futuros/as docentes da área.

Na segunda-feira Gerson Müller falou sobre “O silêncio das abelhas: os efeitos dos neonecotinoides”, enfatizando os malefícios que esse grupo químico possui sobre os insetos, além de apresentar soluções substitutivas a seu uso. Na sequência o palestrante Paulo Roberto Santos dos Santos, doutorando da UNESP, abordou a importância da taxonomia de tubarões e raias para a preservação das diferentes espécies. Por meio de fala teórica e minicurso prático, Paulo sensibilizou o público sobre a necessidade da identificação correta das espécies, pois somente com dados populacionais válidos será possível desenvolver ações efetivas para sua conservação. O palestrante ainda apresentou uma segunda fala sobre “Monitoramento de praia do Parque Nacional da Lagoa do Peixe”. A temática das Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) ficou a cargo da professora Geodéli Corrêa, que apresentou o uso das PANCs na alimentação e também trouxe um diversificado cardápio para degustação.

O terceiro dia do evento contou com uma palestra introdutória sobre conceitos gerais ligados à biotecnologia, sob responsabilidade de Melissa Postal, e teve a temática aprofundada com Patrícia Chaves Brittes, que falou sobre o “Diagnóstico molecular em leucemia”. Durante a tarde, a psicóloga Solange Koehler falou sobre a psicologia do desenvolvimento humano voltada para a educação, destacando a necessidade de empatia de docentes para melhor compreender e dialogar com os/as alunos/as, cujas transformações psicossociais interferem no desenvolvimento escolar. Já a psicóloga Raquel Wallau encerrou as atividades do dia discorrendo sobre “Escolhas e Projetos de Futuro”, momento em que os/as participantes foram instigados/as a pensar sobre os seus “projetos de futuro” e em como eles/as, enquanto docentes, poderão auxiliar os/as alunos/as em seus processos de escolha.

Matéria publicacada em 30/05/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.