»Geral - Panambi News

Liberada vacina da gripe em geral em Panambi

Em Panambi a vacinação esta aberta para toda a comunidade em 12 pontos de aplicação junto as ESFs. Segundo informação da própria Secretaria Municipal de Saúde somente 1200 doses restaram para todo o município.

O Ministério da Saúde estendeu, a partir desta segunda-feira, 3, para toda a população a oportunidade de se vacinar contra a gripe, inclusive para quem faz parte do público prioritário e que ainda não se vacinou. As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

Segundo a pasta, a medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo.

Durante a campanha, entre 10 de abril e 31 de maio, quase 80% do público-alvo foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Foram priorizados 59,4 milhões de gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades (existência de duas ou mais doenças em simultâneo), funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade - além de profissionais de segurança e salvamento

Até a última sexta-feira, dia 31 de maio, 11,9 milhões de pessoas desses grupos ainda não haviam recebido a dose de proteção contra a influenza. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

Seis estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%).

Outros Estados estão bem próximos à meta e já ultrapassaram o porcentual de 85%: Alagoas (89,9%), Rio Grande do Norte (88,7%), Minas Gerais (86,6%) e Paraíba (86,1%).

Já os Estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%). Em todo o Brasil, a campanha conta com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

Mudança

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas da sua composição e agora protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante os cinco primeiros meses de 2019, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o País, com 144 mortes.

Matéria publicacada em 03/06/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.