»Geral - Panambi News

RS terá predomínio de sol e manhã fria nesta terça-feira

Estado registra mínimas de 3°C na Serra e 10°C na região metropolitana

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, inclusive com amplos períodos de céu claro em diversas regiões. O tempo deve estar mais aberto à tarde. Isso porque na madrugada e de manhã muitos pontos vão ter nevoeiro, neblina e cobertura de nuvens baixas. A semana será marcada por uma sequência de dias de tempo seco.

Em alguns locais, a presença de nuvens baixas pode durar até o fim da manhã ou começo da tarde, dando lugar depois ao céu azul. O dia começa frio. Pode gear fraco em pontos da Campanha e dos Campos de Cima da Serra. Já a tarde, ensolarada, será muito amena e bastante agradável, esfriando rapidamente com o cair da noite.

As mínimas rondam os 3°C em São José dos Ausentes e os 6°C em Santa Rosa. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Alegrete e 22°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 19°C.

Maio chuvoso e quente

Porto Alegre não teve só o maio mais chuvoso desde 1984. Teve também o maio mais quente desde 1991. A temperatura média compensada do mês, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 19,2ºC. Abaixo dos 19,4ºC de 1991 e os 19,6ºC de 1967. A temperatura no último mês na Capital ficou nada menos que 2,4ºC acima da média histórica mensal.

Por sua vez, os três meses do denominado outono climático (março, abril e maio) tiveram temperatura acima da média em 2019 na Capital com desvios respectivos de +0,1ºC, +1,9ºC e +2,4ºC. Isso fez do trimestre de outono climático deste ano o mais quente em Porto Alegre desde 2002. A temperatura média do último trimestre na cidade foi de 21,4ºC, semelhante a do ano passado, mas inferior aos 21,9ºC de 1980 e 2002. 

O maio de frio escasso e o outono mais quente de 2019, assim, não são fatos climáticos isolados e se inserem num contexto de evidente mudança do clima local que acompanha a tendência planetária de temperatura média em elevação com sucessivos recordes. Correio do Povo

Matéria publicacada em 04/06/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.