Uma mulher de 53 anos foi vítima da gripe em Alegrete. Ela estava internada na Santa Casa.
O primeiro caso de morte pelo vírus H1N1 no município foi confirmado, ao PAT, nesta noite, pela Secretaria de Saúde, através da secretária Bianca Cassarotto e pela Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Juliana Michael.
O óbito foi no final do mês de maio, porém, o resultado do exame foi entregue nesta terça-feira (4). A enfermeira disse que a identidade da pessoa será preservada e não serão repassados mais detalhes. Ela acrescentou que no momento em que um paciente evolui para uma quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave é solicitado o exame pelo Ministério da Saúde ao laboratório do Estado. Juliana ainda destaca que para os casos suspeitos de influenza o medicamento Tamiflu está disponível mediante prescrição médica.
Neste dia 4, também, houve a conclusão da Campanha de vacinação. Na segunda, a vacina foi liberada para todos os públicos. Alegrete recebeu 21 mil doses e, mesmo com toda a campanha e divulgação muitos que integram os grupos prioritários não fizeram a vacina este ano.
O número de pessoas mortas por gripe A no Rio Grande do Sul, até o momento,e de cinco, conforme boletim semanal do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, com dados compilados até sábado (25). As mortes ocorreram no interior do estado e Região Metropolitana de Porto Alegre: Sapiranga, Três Coroas, Barra do Ribeiro, São Gabriel e Santa Rosa.AlegreteTudo.com