»Geral - Panambi News

Nota de esclarecimento de suposto caso de meningite em Condor

A Secretaria Municipal da Saúde de Condor, esclarece que possui um caso suspeito de Meningite Viral, porém ainda não confirmado.

A Meningite é caracterizada pelo processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causado por vários agentes infecciosos, sendo a bacteriana de maior gravidade. No que se refere a meningite viral a transmissão predomina por via fecal-oral, podendo ocorrer também por via respiratória, o vírus pode ser eliminado nas fez por diversas semanas e pelas vias aéreas superiores por períodos que variam de 10 a 15 dias.

Os sintomas frequentes são: febre, mal-estar geral, náusea e dor abdominal, na fase inicial do quadro, seguidas após cerca de 1 a 2 dias, de sinais de irritação meníngea, com rigidez da nuca e geralmente acompanhada de vômitos. A duração do quadro é geralmente inferior a uma semana, em geral ocorre o restabelecido por completo e sem complicações.

Na rede pública é ofertado a vacina Meningocócica C conjugada. As crianças com idade de 3 meses a 1 ano e 5 meses do município estão todas vacinadas/imunizadas, sendo esta a população com maior vulnerabilidade.

Reiteramos que esta suspeita é um caso isolado, não havendo recomendações para mudanças de rotina das instituições e população. Lembramos que para a prevenção da doença, segue as recomendações para as demais doenças transmissíveis como a gripe, adotando-se medidas como manter os ambientes bem ventilados e lavar bem as mãos.

Quem deseja verificar a situação vacinal, deve procurar a sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde.

 

At.te,

Secretaria Municipal da Saúde de Condor

Matéria publicacada em 07/06/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.