»Geral - Panambi News

Ainda não pagou o IPVA 2019? Veja como regularizar a situação

Pagamento pode ser realizado em bancos credenciados

O calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) se encerrou no fim de abril. Aqueles que não cumpriram o cronograma começaram a ser inscritos na dívida ativa da Fazenda Pública pela Receita Estadual. A primeira inscrição em foi gerada em lote pelos sistemas da Receita Estadual, segundo o órgão.

Para o contribuinte, isso quer dizer que o débito também será lançado no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público (Cadin/RS) e nos serviços de proteção ao crédito. Além disso, a dívida passa a ter acréscimos.

O atraso no pagamento do imposto representa multa diária de 0,334% até o limite de 20%, conforme o vencimento pelo número final da placa do veículo. Depois de 60 dias em atraso, ocorre a inscrição em dívida ativa, quando mais 5% são acrescidos.

Além disso, o proprietário que for flagrado nas blitze com o IPVA atrasado será multado em R$ 293,47, terá sete pontos computados no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além dos custos do serviço de guincho e depósito do Detran, já que a infração é considerada gravíssima, segundo o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro. Abaixo, confira como realizar o pagamento.


Aprenda a regularizar sua situação junto à Fazenda do Estado

-Para consultar se o IPVA foi pago ou não o contribuinte pode acessar este link

-Outra opção é fazer o download do aplicativo IPVA RS que está disponível nas plataformas Android e iOS

-A consulta pode ser realizada ainda pelo site do Detran

-Para consultar se o contribuinte está inscrito em dívida ativa, basta acessar este link

-Se o contribuinte já estiver inscrito na dívida ativa, o pagamento só poderá ser realizado diretamente em dois bancos — Banrisul e Sicredi. Basta apresentar no caixa destes bancos a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

-Caso ainda não esteja inscrito na dívida ativa, o processo para pagamento é o mesmo. Porém, pode ser feito em mais bancos. São eles: Banrisul, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (que inclui as casas lotéricas).

-Após a quitação do tributo, a retirada do contribuinte da lista de inscritos na dívida ativa é efetivada no dia seguinte após a apropriação do pagamento. GaúchaZH.com

 

Matéria publicacada em 01/07/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.