»Geral - Panambi News

Dia Nacional do Bombeiro

..foto da guarnição de Panambi no plantão de terça feira, 2 de junho
..foto da guarnição de Panambi no plantão de terça feira, 2 de junho

No dia 02 de julho comemora-se o dia do Bombeiro Brasileiro. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios, a qual será realizada na semana em que o dia 02 de julho estiver compreendido.

Durante esta semana será desenvolvida a semana de Prevenção Contra Incêndio onde o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul realiza diversas atividades junto a sociedade gaúcha, com o objetivo de transmitir a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de acidentes e sinistros de proporções catastróficas.

Dentre as diversas atividades a serem desenvolvidas nesta semana pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Ijuí, destacam-se palestras em escolas, abertura dos quarteis para visitações onde a população poderá conhecer o dia a dia do Bombeiro e campanha de doação de sangue pelo efetivo de Bombeiros de Ijuí. Serão desenvolvidas ainda atividades internas de confraternização do efetivo.

O 12º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Ijuí/RS possui em sua área de responsabilidade territorial 60 municípios, dentre os quais oito municípios com pelotões de Bombeiros Militar instalados, sendo eles: Ijuí, Horizontina, Três de Maio, Três Passos, Cruz Alta, Panambi, Tapera e Ibirubá.

Segundo o artigo 130 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, ao Corpo de Bombeiros Militar, competem a prevenção e o combate de incêndios, as buscas e salvamentos, as ações de defesa civil e a polícia judiciária militar.

No decorrer do ano de 2019 o 12º Batalhão de Bombeiros Militar já contabiliza um total de 2.068 ocorrências atendidas, sendo elas:

Ações preventivas - 633

Atendimento pré-hospitalar - 922

Incêndio - 271

salvamento/busca/resgate - 240

Ocorrências envolvendo produtos perigosos – 2


Na área de Segurança Contra Incêndio, no ano de 2019 o 12º Batalhão de Bombeiros Militar realizou um total de 3.334 atividades preventivas, destacando-se:

Análise de PPCI: 1005

Emissão de Certificados de Conformidade: 417

Vistorias em edificações: 574

Alvarás: 1.338


CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

12º BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR

“SALVAR E PROTEGER”

Guarnição das 24h de Panambi estava composta pelo segundo comandante de Panambi: 1º Sargento; Costa, Sargentos Rogério, Boton, Soldados; Jardim, Rosanéli e Tenente; Oliveira

Matéria publicacada em 02/07/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.