»Geral - Panambi News

Indústrias de Processos Químicos e o campo de atuação profissional

Na sexta-feira, 05/07, a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos apresentou os trabalhos da Prática Profissional Integrada, cujo tema foi "Indústrias de Processos Químicos e o campo de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos".

O objetivo do trabalho foi identificar as áreas de atuação e evidenciar em quais etapas dos processos industriais ele se insere. O projeto integrador relacionou as disciplinas de Introdução aos Processos Químicos, Química Geral e Metodologia Científica, promovendo o estudo de matérias-primas, operações unitárias, processos unitários e técnicas de produção associadas a processos consolidados da indústria química, com o objetivo de esclarecer e apontar as mais diversas áreas de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos.

A Prática Profissional Integrada (PPI) é uma metodologia de ensino que possibilita a articulação entre os conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas do curso com a prática real de trabalho, propiciando a interdisciplinaridade e flexibilização curricular, além da ampliação do diálogo entre as diferentes áreas de formação.

Nesse semestre os alunos da primeira turma puderam optar por indústrias e processos químicos de interesse individual. O produto da pesquisa articulada entre as disciplinas consistiu na elaboração de um pôster, o qual foi apresentado e avaliado dentro de cada componente curricular envolvido na PPI.

Os trabalhos apresentados envolveram os seguintes temas, nos quais foram identificados o papel do profissional graduado em Tecnologia em Processos Químicos.

§ Processo de produção do queijo artesanal;

§ Fabricação do leite em pó;

§ Processo de obtenção da amônia;

§ Tratamento de efluentes industriais;

§ Indústria de cloro-soda;

§ Produção do óleo de soja;

§ Produção de biogás;

§ Indústria do café;

§ Utilização do carvão mineral como fonte de energia;

§ Produção de etanol a partir do milho;

§ Produção de farinha de mandioca; e

§ Produção de cerveja artesanal. Todas as apresentações buscaram avaliar o papel do Tecnólogo em Processos Químicos na indústria, que consiste, entre outras atividades, na amostragem e manuseio de reagentes e produtos; no controle de qualidade; nas análises físico-químicas e biológicas; no controle ambiental; na segurança e higiene industrial; na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, instrumentos, tubulações e acessórios; na operação de equipamentos a partir do monitoramento e controle de parâmetros operacionais; e nas demais atuações como responsáveis técnicos, mediante atribuições dadas pelos conselhos de classe (CRQ e/ou CREA)

Matéria publicacada em 09/07/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.