»Geral - Panambi News

Alerta: Municípios gaúchos se preparam para a chegada do vírus da Febre Amarela no Estado

Em Panambi, moradores da Zona Rural devem buscar a dose da vacina, disponibilizada no ESF Centro

Entre os anos 2008 e 2009, o Rio Grande do Sul declarou emergência em saúde pública por febre amarela, registrando 21 casos, dos quais 9 evoluíram para óbito, todos residentes de área rural e não vacinados. Desde 2017, o Brasil passa pelo maior surto de febre amarela de sua história recente. Entre 2017 e 2018, foram confirmados 1376 casos da doença, com 483 óbitos. Já em 2019, foram confirmados 81 casos, com 14 óbitos, sendo um deles no Estado de Santa Catarina. Dessa forma, a previsão para o vírus da febre amarela chegar ao Rio Grande de Sul é no mês de setembro deste ano.

Frente ao exposto, todos os municípios do Rio Grande do Sul realizarão uma avaliação das coberturas vacinais, identificando os não-vacinados e atualizando a situação vacinal na área rural. Esta medida considera a necessidade de antecipação do período sazonal da febre amarela, que corresponde ao período de maior risco para a ocorrência de casos de febre amarela humana nas áreas rurais, além da realização estratégica de vacinação, que tem como objetivo elevar coberturas vacinais da população gaúcha.

Para o sucesso da estratégia, a Secretaria de Saúde solicita que toda a população residente na área rural de Panambi verifique suas cadernetas de vacinas e as deixem disponíveis para a visita dos Agentes Comunitários de Saúde.

Importante ressaltar! A vacinação contra a Febre Amarela será realizada no ESF Centro e toda a população acima de 9 meses deverá ter uma dose de vacina. Não é necessário a revacinação!

Matéria publicacada em 13/07/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.