»Geral - Panambi News

Prefeitura distribui adesivos a motoristas para identificar veículos de cidade do norte do RS

Os adesivos estão sendo fixados na parte traseira dos veículos, ao lado da placa. Prefeitura / Divulgação
Os adesivos estão sendo fixados na parte traseira dos veículos, ao lado da placa. Prefeitura / Divulgação

Medida serve para diferenciar os carros de fora daqueles que são de moradores do município

Desde o começo desta semana, uma medida inusitada tem chamado a atenção no pequeno município de Liberato Salzano, no norte do Rio Grande do Sul. Visando a melhorar a segurança na cidade — que possui cerca de 5,5 mil habitantes —, a prefeitura começou a distribuir adesivos aos motoristas. O objetivo é fazer com que todos os veículos dos moradores estejam identificados, já que, com a implantação das placas no padrão Mercosul, não é mais possível saber de qual cidade pertence o automóvel.

O autor da iniciativa foi o prefeito Gilson de Carli (MDB). Segundo ele, é comum os moradores alertarem as autoridades quando carros "estranhos" circulam pelo município.

— Falamos com a Brigada Militar e eles aprovaram a ideia. Os policiais costumam abordar veículos desconhecidos. Só que, com as placas do Mercosul, estávamos perdendo controle e não sabíamos mais se o veículo era de algum morador do município ou de pessoas de fora — contou.

Liberato Salzano possui um posto da Brigada Militar. No entanto, não há policiais fazendo o patrulhamento 24h. O efetivo mais próximo fica em Constantina (a 22 quilômetros de distância).

De Carli explica que a ideia surgiu após uma visita que ele fez à China, em 2018, com outros prefeitos da região.

— Quando nossa comitiva esteve lá, chamou a atenção que, em todos os lugares que íamos, haviam bandeiras da China. Eles têm orgulho do país. Você vai a uma loja, compra um produto, e eles te entregam uma bandeirinha do país como presente. Por que não valorizar a nossa bandeira aqui também? — disse o prefeito.

Inicialmente foram comprados três mil adesivos, mesma quantidade de veículos emplacados na cidade. O preço pago pelo executivo pelo material foi de R$ 3 mil.

Os motoristas não precisam pagar nenhum valor. Eles podem retirar o material na própria prefeitura. Os adesivos estão sendo fixados na parte traseira dos veículos, ao lado da placa.

O prefeito destaca que a medida não é obrigatória, mas acredita que a maioria dos motoristas irá colar os adesivos. GaúchaZH

Matéria publicacada em 24/07/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.