»Geral - Panambi News

Temporal da madrugada causou estragos em 2 mil residências em Panambi

Na madrugada deste sábado a comunidade panambiense foi surpreendida por um forte temporal de granizo que deixou mais de 2mil residências danificadas, por volta das 03h30min. As informações são de que houve estragos em casas de todos os bairros de Panambi assim como regiões do interior do município. As pedras de granizo pareciam maiores que um tomate. Após a forte chuva, ainda na madrugada, as famílias atingidas começaram a busca por lonas, uma maneira paliativa para evitar maiores estragos. O Corpo de Bombeiros de Panambi chegou a registrar cerca de 500 ligações de moradores relatando problemas em seus imóveis. A situação parecia somente estar começando naquela hora da madrugada. O prefeito e alguns secretários montaram um forte esquema de trabalho com ajuda da Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social para assistir às famílias atingidas. Foram distribuídas lonas, num total de 26 mil M². As lojas de materiais de construções da cidade também abriram suas portas antes mesmo do dia clarear. Um levantamento preliminar nas primeiras horas da manha apurou que pelo menos 1.400 residências foram danificadas numero que aumento no decorrer do dia. Também foram contabilizado os estragos em 23 escolas municipais. A escola estadual EEEM Adolfo Kepler teve todo seu telhado comprometido. Também houve avarias na escola Poncho. Verde e as aulas foram canceladas na segunda feira. Outras 9 escolas municipais não terão aulas na segunda-feira..

No Ginásio Municipal, Museu Municipal e Rancho Farroupilha houve estragos de grande monta. O último foi inaugurado no final de fevereiro deste ano. Em outubro de 2017 o ginásio já teria passado por uma reforma após um temporal que teria danificado 70% do telhado. Durante o dia muitas pessoas aproveitaram a trégua da chuva para consertar seus telhados. A partir de segunda-feira uma outra reunião será feita para tratar sobre a distribuição de telhas aos atingidos, após cadastro feito na assistência social. Na Secretaria da Saúde 6 dos 12 ESFs foram bastante danificados, assim como outros locais de serviços. Registros de avarias nos quarteis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Estamos decretando situação de emergência, e já registramos o evento na Defesa Civil, para os trâmites necessários.

Escolas e EMEIS que foram canceladas as aulas na segunda feira:

Emeis:

Raio de Sol

Bem Me Quer

Gente Miúda

Primeiros Passos

Madre Paula

 

Também estão canceladas as aulas de segunda feira, 02 de setembro, nas

Emefs:

Waldenor Winkler

Dona Leopoldina

Rui Barbosa

E ainda o Centro de Atendimento Educacional Especializado-CAEEP.

Matéria publicacada em 31/08/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.