»Geral - Panambi News

Educação Infantil: 332 novas vagas ofertadas na rede municipal, desde 2017

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) da atual Administração Municipal vem trabalhando incessantemente para atender a demanda manifesta de pedidos de vagas para as Escolas Municipais de Educação Infantil do Município de Panambi que, notoriamente, cresce a cada ano.

A inserção das mulheres no mercado de trabalho e, principalmente, a valorização do acesso à educação na primeira infância motivam a busca por vagas nas escolas. Também, é importante considerar o crescimento demográfico do município de Panambi que, por abrigar muitas empresas do ramo industrial metal mecânico, é atrativo para novos trabalhadores e suas famílias.

A Rede Municipal de Ensino tem hoje 2.144 crianças matriculadas na Educação Infantil, tendo sido viabilizada a ampliação das vagas em tempo integral para 913 alunos atendidos, ou seja, 42,58% do total.

A ampliação do atendimento das crianças de 0 a 3 anos e a oferta de maior número de vagas em tempo integral, foram viabilizadas pela SMEC por meio de mudanças de turmas nas escolas, sendo possível acolher nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), maior número de turmas de grupos etários menores (Berçários), que demandam uma infraestrutura específica (trocadores, sala de amamentação, profissionais...) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) mais turmas de Educação Infantil de 4 e 5 anos.

Outra iniciativa foi através de convênio celebrado com o Estado, fazendo uso dos espaços físicos de escolas da Rede Estadual, que viabilizou o atendimento de 107 crianças de 4 e 5 anos, sem novas construções.

A SMEC fornece a alimentação escolar, os profissionais e a formação continuada para os mesmos. Deste modo, o atendimento às crianças em idade obrigatória é de 100%.

Dentre as ações da SMEC, destaca-se a abertura da nova EMEI Caminhos da Infância que aconteceu neste ano de 2019, situada no Bairro Zona Norte. Este zoneamento tem crescido consideravelmente sendo possível observar através do significativo número de inscrições para vagas.

No início de 2019 foi concluída a obra de ampliação na EMEF Madalena objetivando atender mais crianças na Educação Infantil com ambiente adequado para a faixa etária. Além disso, foram realizados diversos investimentos de revitalização dos espaços escolares já existentes.

Sistema informatizado efetiva a central de vagas

Esta Gestão superou o desafio de quantificar com exatidão a demanda por vagas, que é recorrente a cada ano, possibilitando o cruzamento das informações entre as escolas. Desta forma, viabilizou o banco de dados com a demanda manifesta que permite dimensionar a falta de vagas existente no município, de acordo com o zoneamento.

Desde 2018, a SMEC informatizou o processo de inscrições para vagas existentes na Educação Infantil. O Sistema EducarWeb desburocratizou, facilitando às famílias buscarem apenas uma escola para registrar seu interesse por vaga. Antes o processo acontecia de forma manual e demandava às famílias o deslocamento para várias escolas, levando diversas cópias da documentação necessária.

A SMEC tem investido na formação continuada dos profissionais e na construção coletiva do Referencial Curricular de Panambi, buscando a qualificação pedagógica do trabalho desenvolvido, pois acredita que não basta ofertar vagas para as crianças: é preciso garantir sua permanência com qualidade no espaço escolar, possibilitando a todos, condições equitativas de desenvolvimento e aprendizagem.

Deste modo, a Administração Municipal vem realizando ações dentro de uma nova concepção de gestão, que prima pela qualidade dos espaços e recursos oferecidos à comunidade, estabelecendo parcerias e planejando estrategicamente as propostas para a primeira infância, período que constitui a base para o desenvolvimento integral do ser humano.

Matéria publicacada em 27/10/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.