»Geral - Panambi News

Equipe técnica da Strobel Sementes alerta sobre incidência da lagarta-rosca na soja

Após a semeadura da soja há probabilidade da incidência de algumas pragas, sendo as mais recorrentes: corós, percevejo-castanho-da-raiz, lagarta-elasmo e lagarta-rosca.

O responsável técnico da Strobel Sementes, Thiago Strobel orienta que já há identificação da lagarta-rosca em algumas áreas em germinação. A lagarta-rosca causa danos iniciais, pois se alimenta das sementes recém-germinadas e da haste das plantas rente ao solo. Segundo ele, a condição ambiente desta época tem contribuído para a incidência “Solo mais úmidos e maiores concentrações de matéria orgânica são bastante associados com infestações desta praga”, explica.

As lagartas têm coloração variável, sendo a mais comum a pardo-acinzentada e podem chegar a 4,5 cm de comprimento. Também têm hábitos noturnos e durante o dia ficam abrigadas no solo.

Thiago orienta que é ideal que se faça o monitoramento no pré-plantio. Por ter hábito e preferência por ambientes com alta umidade e maiores concentrações de matéria orgânica, uma das primeiras formas de controle preventivo é a dessecação antecipada da cultura remanescente e plantas daninhas hospedeiras.

O responsável técnico ainda orienta que, o tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos pode contribuir bastante para controlar as lagartas, principalmente por ter hábito noturno.

Matéria publicacada em 01/11/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.