»Geral - Panambi News

Semeadura da soja: cuidado com o excesso de umidade no solo

Os altos volumes de precipitações ocorridos nos últimos 30 dias, deixam os sojicultores apreensivos para implantar suas lavouras. Porém, essa situação requer cuidado e atenção.

De acordo com o responsável técnico da Strobel Sementes e mestre em Ciências e Tecnologia de Sementes, Thiago Strobel, é fundamental o sojicultor observar a umidade do solo, sendo que a condição ideal para a germinação e emergência da semente da soja requer absorção de água de pelo menos 50% e não superior a 70% do seu peso seco para iniciar o processo. Além da umidade, as condições físicas do solo também são importantes para que ocorra o melhor contato entre solo e a semente. “Em condições com umidade superior pode ocorrer a morte das plântulas em função da podridão radicular. Por isso, é importante aguardar a absorção da umidade do solo”, reitera Thiago.

Conforme o pesquisador, a podridão radicular de fitóftora, em soja, causa morte de plantas em qualquer fase de desenvolvimento, e sua manifestação está intimamente associada com excesso de umidade no solo.

Outra questão é a temperatura média do solo. Para uma emergência rápida e uniforme das plântulas de soja vai de 20 a 30º C, sendo o ideal 25º C. Temperaturas inferiores a 18º C tornam o processo de germinação e emergência mais lento. Já o calor excessivo, que causa escaldadura ou cancro por calor, e a deterioração (cozimento) da raiz. Thiago salienta que, mesmo em solos úmidos, as altas temperaturas favorecem o aparecimento do problema.

Matéria publicacada em 14/11/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.