»Geral - Panambi News

Panambi fortalece ações do DNA Empreendedor

Administração Municipal contrata SEBRAE para realizar o programa Cidade Empreendedora

Na tarde de ontem (19), o prefeito Daniel Hinnah assinou contrato do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, na presença do diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul, André Vanoni de Godoy, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental Rafael Jacques de Oliveira, demais Secretários, autoridades e representantes da comunidade.

A partir de 2020, a gestão pública de Panambi fortalecerá ações que irão oportunizar aos micro e pequenos empreendedores um ambiente propício aos negócios fomentando a economia local e ajudando no desenvolvimento a cidade.

“Panambi tem um DNA empreendedor. É uma cidade que tem várias empresas e acreditamos na força da iniciativa privada como um propulsor do nosso desenvolvimento. O programa fecha muito bem com o nosso propósito de continuar fomentando esse ambiente. Escolhemos fortalecer, dando oportunidades e desenvolvimento para o comércio, o turismo e o setor de serviços, o agronegócio, além do meio industrial”, destacou o prefeito Daniel Hinnah.

“O programa oferece aos municípios uma série de soluções, visando qualificar a gestão pública para oferecer melhores serviços à comunidade”, destaca o diretor superintendente.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Serão trabalhados quatro eixos: liderança (que prevê ações para o desenvolvimento das habilidades de liderança e gestão, com uma agenda de capacitações para o prefeito, secretários e servidores), desburocratização (ações para simplificar o processo de abertura e licenciamento de empresas, com agilidade, segurança e incremento da arrecadação), compras governamentais (aumentar empregos e potencializar o crescimento da arrecadação) e educação empreendedora (para formar jovens cidadãos mais preparados e estimular neles o desenvolvimento de competências empreendedoras).

“Estamos investindo novamente em educação. Sempre digo que o desenvolvimento do município se dá através da educação e do empreendedorismo”, destaca o prefeito Daniel. “O investimento que estamos fazendo no valor de R$ 143 mil neste contrato com o Sebrae, é baixíssimo

comparado ao retorno que o município irá obter ao fomentar o empreendedorismo em Panambi, seja na área de comércio, serviço, indústrias, agronegócio e turismo”, conclui o Prefeito Daniel.

Selo Prata para a Sala do Empreendedor

Além da adesão ao programa Cidade Empreendedora, o município aproveitou a presença do diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul, André Vanoni de Godoy, para celebrar a conquista que a Sala do Empreendedor de Panambi recebeu do Selo Prata, se destacando entre as 15 melhores entre as 88 unidades que existem no Estado.

“Estamos aqui para estimular a prefeitura de Panambi continue com esse trabalho de qualidade para que, no próximo ano, possamos entregar o Selo de Ouro”, afirmou Godoy.

Para ele, esta conquista se deve ao trabalho feito pela Administração Municipal. “Ela entendeu a importância de ter um espaço específico para o atendimento do empreendedor e a comunidade reconheceu a importância da sala pelos serviços que ela presta.”

Desde que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques, o grande objetivo era tornar a Sala do Empreendedor melhor e mais eficiente para atender os panambienses. “Refizemos a sala, reconstruímos a ideia, mudamos a forma de trabalho para uma gestão mais ampla e isso era o que o Sebrae imaginava desde o princípio. E com o reconhecimento de Cidade Empreendedora, tende a melhorar ainda mais esse cenário”, destaca o secretário.

Matéria publicacada em 23/12/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.