»Geral - Panambi News

Continuidade de tempo quente e seco amplia projeção de perdas no milho no RS

Maiquel Roberto Junges / Arquivo pessoal
Maiquel Roberto Junges / Arquivo pessoal

Ainda é cedo para quantificar com precisão a amplitude dos estragos causados pela falta de chuva associada a temperaturas elevadas na produção de milho do Rio Grande do Sul. Mas à medida que o tempo seco se mantém, as estimativas de danos vão sendo revisadas. Levantamento feito pela Associação das Empresas Cerealistas do Estado (Acergs) com associados aponta redução média de 27,7% na produção.

– As chuvas sumiram, e as lavouras de milho, como têm janelas mais curtas, são as que mais estão sofrendo – observa Vicente Barbiero, presidente da entidade que tem 210 pontos de recebimento de grãos no território gaúcho.

Como boa parte da lavoura está em floração e enchimento do grão, a água é ingrediente fundamental. A falta de umidade nesta etapa provoca perdas irreversíveis.

A situação acendeu alerta entre produtores, como registrou a coluna na quinta-feira (26) Barbiero acrescenta que as perdas têm variações entre 10% e 50%, com problemas mais acentuados no centro do Estado.

Áreas que foram semeadas mais cedo e que, portanto, estão etapa mais avançada de desenvolvimento têm apresentado bons resultados. Ainda assim, poderão sofrer algum impacto pela recente falta de umidade.

– De certa forma, esses locais conseguiram escapar. Mas há problemas muito sérios em locais como Não-Me-Toque e Santa Bárbara do Sul. É preocupante. A previsão é de pouca chuva, e as temperaturas estão altas – reforça Paulo Pires, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-RS).

A Associação dos Produtores de Milho (Apromilho-RS), que projetava redução entre 10% e 15% na sexta-feira, avalia que o percentual possa ter crescido para algo entre 20% e 30%.

– Sem chuva, a folha perde umidade e para de funcionar. Praticamente reduz a zero a atividade biológica, não conseguindo encher o grão – explica Ricardo Meneghetti, presidente da Apromilho

Fonte: ZH

Matéria publicacada em 30/12/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.