»Geral - Panambi News

TEMPO: Ano de 2019 encerra com precipitações de 1.611 milímetros em Panambi

Mês de dezembro tem a pior média histórica desde 2011, registrando no ano que passou, somente 22mm em chuvas acumuladas no período. Redução no volume de precipitações em Panambi já chega a 26,37%, na comparação com a média geral dos últimos cinco anos.

Panambi encerrou o ano de 2019 com precipitações acumuladas de 1.611 milímetros na área urbana do município. Os dados foram encaminhados a redação do Jornal A Notícia do Vale pelo empresário panambiense Eugen Dietz, proprietário da empresa ED Sucatas, que desde ano de 2007, dedica-se a registrar os acumulados das chuvas registradas no bairro Erica, onde registra as precipitações em pluviômetros particulares instalados em sua empresa.

Segundo o relatório, a maior média registrada em Panambi no ano que passou foi auferida no mês de outubro, onde 267 milímetros (mm) foram anotados. Por sua vez, o destaque negativo foi para o mês de dezembro onde apenas 22mm de chuva caíram sob o solo panambiense, reflexo da estiagem que assola o Estado do RS, anotando-se assim o segundo pior resultado para o período, desde o início das contagens efetuadas pelo empresário. Para se ter um uma ideia do tamanho do problema, os números pluviométricos são os piores registrados desde o ano de 2011, quando, na oportunidade, somente 17mm foram anotados.

A escassez de precipitações do ano de 2019, também é recorrente no que tange à média percebida pelo acumulado dos últimos dois anos. Enquanto no ano que passou foram registrados 1.611 milímetros, em 2018, as precipitações chegaram a uma média de 1822mm. No comparativo entre os dois últimos anos, registra-se uma redução de 11,58% no volume total de chuvas. Em contabilizando-se a média geral dos cinco anos anteriores, a redução no números de chuvas ainda é maior. Enquanto a média geral dos cinco últimos anos gerou um volume estimado de 2.188,6 milímetros, comparando-se com o ano anterior, a redução chega a 26,37%.

Novos dados serão coletados ao longos dos próximos dias por nossa redação, utilizando como aritmética para os cálculos os dois últimos meses e as médias históricas panambienses, na tentativa de melhor ilustrar o atual cenário do tempo em nosso município.

Matéria publicacada em 13/01/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.