»Geral - Panambi News

Agricultor registra perda de 30% na lavoura de soja em Santa Bárbara do Sul

O clima seco do início deste ano no Rio Grande do Sul causou preocupação no campo. Uma reunião entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a Defesa Civil e a Emater avaliou as consequências e definiu ações para auxiliar os municípios. Conforme a Defesa Civil, a ocorrência de estiagem relevante, em que um grande número de registros ocorre em um curto espaço de tempo, ocorre geralmente a cada dois anos no estado. A última foi em 2018, quando 41 municípios foram afetados.

Um novo boletim da Defesa Civil do Estado apontou 44 municípios decretaram situação de emergência no estado devido à estiagem. O levantamento foi atualizado na tarde deste sábado (11).

Conversamos com o agricultor Thailo Bevilaqua Villani, na lavoura de soja precoce de cerca de 220 hectare plantadas no mês de outubro na localidade de Pontão, interior do município de Santa Bárbara do Sul, a perda devido a estiagem de mais de 40 dias é de pelo menos 30% da lavoura, a chuva do último final de semana de cerca de 100 milímetros, não será suficiente para normalizar o plantio. Confira o vídeo abaixo. 

Após a chuva do final de semana, o calor voltou atingir todo o Estado. A previsão é de que o tempo mude somente no final da quarta-feira (15), com nebulosidade e pancadas de chuva que atingem todo o Estado. GaúchaZH/Assinck.com

Matéria publicacada em 15/01/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.