»Geral - Panambi News

Agência FGTAS/SINE de Panambi contabiliza mais de 5 mil atendimentos em 2019

A Agência FGTAS/Sine de Panambi ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (SDE) contabilizou aumento de 25,4% no número de vagas oferecidas e de 37,3%, de trabalhadores encaminhados para oportunidades de emprego em 2019 em comparação a 2018. Ao todo, a unidade prestou 5.732 atendimentos gratuitos no ano passado.

Em 2019, foram oferecidas 291 vagas, encaminhados 952 trabalhadores e recebidas 777 solicitações de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em papel. Ainda, houve redução de 8,8% no número de requerimentos de seguro-desemprego, que passaram de 2.126, em 2018, para 1.937, em 2019.

Segundo o Secretario Rafael Jacques de Oliveira o aumento do atendimento é reflexo direto da Agência local estar agora integrada junto a SDE, “O canal de comunicação dos empreendedores é a SDE e agora o SINE e o FGTAS estão dentro da secretaria, o que nos possibilita conectar empreendedores e estes sistemas de forma mais eficaz”. Já segundo a coordenadora da agência local Angela Wendland, as ações realizadas último ano acarretaram no sucesso que estamos tendo hoje e tende a trazer mais bons frutos no futuro.

Intermediação de mão de obra

A intermediação de mão de obra é o principal serviço e envolve a captação de vagas de trabalho junto aos empregadores e o encaminhamento de trabalhadores para participarem dos processos seletivos.

A Agência aproxima empresas que necessitam contratar profissionais aos trabalhadores que buscam uma oportunidade. Entre as vantagens estão o encaminhamento de trabalhadores de acordo com o perfil buscado pela empresa, a divulgação das vagas e a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades.

Para se candidatar às vagas, os trabalhadores devem se dirigir à Agência FGTAS/Sine (Rua Hermann Meyer, 43 – 1º andar), portando um documento de identificação que contenha o número do CPF ou a Carteira de Trabalho Digital. Na oportunidade, o profissional será cadastrado no sistema. O atendente, então, verificará a existência de vagas abertas compatíveis com o perfil do candidato. Em caso positivo, o trabalhador será encaminhado à empresa que disponibilizou a vaga para participar do processo seletivo. Após a finalização do processo, a empresa informará à unidade sobre a ocorrência da contratação ou não.

Carteira de Trabalho Digital

Na Agência, também são fornecidas orientações sobre Carteira de Trabalho Digital, que é equivalente à versão física e está previamente emitida a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, sendo necessária apenas a habilitação. O acesso pode ser efetuado através de um computador ou celular com internet. O documento pode ser acessado por meio do site do Governo Federal ou baixado, gratuitamente, pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store. No momento da contratação, o trabalhador precisará informar somente o número do CPF. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações realizadas anteriormente no documento físico.

Seguro-desemprego

Ainda, a Agência oferece o serviço de encaminhamento do seguro-desemprego, auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. Os requisitos e os documentos necessários para requerer o auxílio estão disponíveis no site da FGTAS: http://www.fgtas.rs.gov.br/agendamento-seguro-desemprego. O atendimento também pode ser agendado no portal. No momento de solicitação do benefício na Agência, é verificada a existência de vaga de emprego compatível com o perfil do profissional para que o mesmo seja reinserido no mercado de trabalho.

PGA

A Agência FGTAS/Sine desenvolve ações do Programa Gaúcho do Artesanato. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site: http://www.fgtas.rs.gov.br/programa-gaucho-do-artesanato.

FGTAS

A Agência FGTAS/SINE é administrada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS). Mais informações sobre a Agência podem ser obtidas, através do telefone (55) 3376-9120 ou pelo e-mail panambi@fgtas.rs.gov.br.

O Sistema Nacional de Emprego é operacionalizado nas Agências FGTAS/Sine e envolve os serviços de seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional.

Matéria publicacada em 23/01/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.