»Geral - Panambi News

MÓDULO CENTRAL: 39º BPM informa sobre tratativas para instalação de módulo policial na área central de Panambi

Major Jarbas Luiz Bohrer esclarece que instalação passa por alguns entraves dos quais, sendo sanados, é perfeitamente possível a utilização de um módulo policial na área central de Panambi. Contudo, descarta a estrutura da “casinha do Papai Noel” como futuras instalações.

O 39º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo comando da 2ª Companhia da Brigada Militar em Panambi, atualizou nesta semana, os tratativas relativas a possibilidade de instalação de um módulo central da BM em nosso município. As conversas iniciaram há alguns anos quando, um banco estatal solicitou a retirada do módulo alocado junto a Rua da Holanda – centro de Panambi, sendo este posteriormente transferido para o Ginásio Municipal. A partir disso, a municipalidade acenou por diversas vezes com a possibilidade de repassar as guarnições panambienses a titularidade da atual “casinha do Papai Noel” na Praça central, como um novo posto avançado de segurança da BM.

Assim, segundo o Comandante do 39º BPM, Major Jarbas Luiz Bohrer, esta possibilidade está descartada pelo comando, uma vez que a atual estrutura não fora concebida para este tipo de função administrativa, não oferecendo segurança às guarnições (por ser uma estrutura de madeira), e por estar em local cuja a visibilidade não favorece uma visão estratégica dos principais pontos econômicos do município (bancos e estabelecimentos comerciais). Além deste entrave, há ainda a questão legal uma vez que a Praça central, é regulada por Lei municipal, sendo necessária, para a construção de um novo módulo, a previsão e alteração na norma vigente.

Um terceiro ponto ainda fora apresentado pelo Comando no que tange a solicitação de policiamento ostensivo 24 horas em um módulo central. Este é considerado um outro entrave para a instalação, uma vez que a alocação de material humano atualmente torna inviável a colocação de policiais durante todo tempo em apenas um ponto específico. De acordo com o Major Bohrer, a Brigada Militar tem a característica de policiamento ostensivo e preventivo, atuando em todo o município, afim de combater a criminalidade de forma sistêmica, utilizando-se de estudos prévios para a alocação de guarnições em áreas de maior vulnerabilidade, atendendo a demanda social de forma tática e meticulosamente estudada. Alocar uma guarnição de forma permanente em apenas um ponto, além de ir contra a política de segurança estatal, poderia acarretar em prejuízos à comunidade, especialmente no que tange a garantia ostensiva dada pelas patrulhas em bairros do município. Assim, no que projeta o Comando do 39º BPM, o módulo central seria utilizado como observatório de apoio policial e de atendimento prévio, visando aumentar a segurança, bem como a sensação da mesma no centro de Panambi.

Sanados os entraves apresentados, o Major Jarbas Luiz Bohrer vê como positiva a ideia da criação de um módulo central em Panambi, afirmando que a construção planejada de uma estrutura permanente, atendendo aos requisitos de segurança e padronizado, a fim de proporcionar uma ampla presença e visibilidade policial no centro do município, além de reforçar as bases comunitárias fundantes da instituição, proporciona a sensação de segurança necessária para a tranquilidade a paz social em um ponto tão especial do município.

Conforme o Major, as tratativas com a municipalidade e com entes da sociedade civil estão bem encaminhadas e, todos os pontos apresentados nesta matéria já são de conhecimento do gestor municipal, que tem prestado atenção especial ao projeto, bem como se colocado à disposição para o encaminhamento das demandas e soluções inerentes ao mesmo. Ainda, de acordo com o Comandante, o 39º Batalhão de Polícia Militar, ao estreitar o relacionamento para a criação de um módulo de policiamento em Panambi, coloca-se mais uma vez a disposição da comunidade, na busca de uma sociedade que garanta os princípios de igualdade e justiça social, primícias balizadas na Constituição Federal, protegidas e fomentadas pela Brigada Militar do RS.

ACI propõe parceria público-privada para construção de módulo policial na Praça Central

Mesmo em fase embrionária, as discussões e conversações acerca de um módulo efetivo junto a área central ganharam um importante aliado para a sua viabilização técnica e financeira. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) Robson Pazze confirmou à reportagem do Jornal A Notícia do Vale que a entidade é parceira para a implementação do projeto em nosso município.

Segundo Pazze, a ACI (que já foi parceira na criação do módulo que estava no Banrisul) entende que o tema é de efetiva relevância social e comunitária, estando de encontro com os interesses da entidade na promoção do desenvolvimento de Panambi. Para o presidente da associação (que congrega as principais empresas do município) o módulo central deve ser adequado à segurança e conforto do militares e da população local, preocupando-se com o padrão, estilo e construção histórico-cultural de nosso município.

Para isso, a entidade propõe que seja criada uma parceria público-privada entre a administração e entidades municipais, visando a viabilidade do projeto em Panambi. – “Para isso, novamente somos parceiros para discutir é alavancar um projeto de construção, bem como arrecadação de recursos junto a cidadãos, empresas e entidades locais. É um assunto de muita importância, pois trata-se da segurança de nossa comunidade, portanto ACI é parceira para promover o desenvolvimento”, ressalta Robson Pazze, presidente da entidade.

 

Matéria publicacada em 24/01/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.