»Geral - Panambi News

1º ShowSeed mostrou no campo o potencial da cultivares de soja

Evento reuniu centenas de pessoas, no último sábado, na Fazenda da Taipa

“O diferencial da semente aparece diante de condições adversas, neste ano de seca é possível perceber o potencial das nossas cultivares que são adaptadas ao estresse hídrico”, afirmou o melhorista da FT Sementes, Maurício Terasawa.

Com o objetivo de demonstrar a desenvoltura das cultivares no campo, a Strobel Sementes, juntamente com FT Sementes, promoveu o 1ºShowSeed, que aconteceu no último sábado (15), na Fazenda da Taipa, durante toda a manhã. O evento recebeu visitantes de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Após o credenciamento e café da manhã, os participantes receberam as boas-vindas do diretor da Strobel Sementes, Jorge Strobel, que explicou o propósito do evento “ O ShowSeed é muito mais do que a apresentação das cultivares. Nosso evento reuniu informações para gerar conhecimento nos visitantes desde o preparo do solo até o manejo das pragas”, reiterou.

Na sequência do trajeto, o professor e pesquisador, Ricardo Ralisch, da UEL, de Londrina/PR possibilitou aos visitantes a vivência prática com a visualização das camadas do solo. “A conservação do solo é fundamental, portanto é precisa respeitar os níveis de compactação e promover a atividade biológica através da rotação de culturas e da cobertura de solo”, orientou Ralisch.

Apresentação das cultivares

Na estação experimental da Strobel Sementes, o melhorista Maurício Teresawa e o fundador da FT Sementes, Francisco Terasawa apresentaram as cultivares. “A nossa pesquisa é diferenciada, pois somos uma empresa brasileira com áreas de testes focada em cada região, somente aqui no Rio Grande do Sul, são 11 estações de pesquisa, considerando o clima e as características de solo e relevo das áreas”, destacou.

O melhorista ainda enfatizou que em anos de condições adversas como esse, é possível perceber o diferencial das sementes, sendo que a Strobel Sementes consegue aliar qualidade de semente, com a genética avançada da FT Sementes, que apresenta alta resistência de raiz e contribui para reagir melhor à seca, apresentando excelente recuperação com as precipitações pluviométricas.

Controle de pragas

O professor/ doutor da Unicruz, Maurício Pasini, falou sobre as pragas na soja e destacou a tripés, inseto que tem causado bastante problema econômico aos sojicultores, por ter incidência neste ano, devido as condições climáticas.

Fim do percurso

Para fechar o percurso, o responsável técnico da Strobel Sementes, Thiago Strobel demonstrou aos sojicultores, o processo de beneficiamento de sementes em que apresentou o sistema de resfriamento de sementes.

Durante o evento também ocorreu a exposição de maquinários e produtos agrícolas com destaque para os biológicos, e ação social com a venda de mel produzido na Fazenda Taipa, em benefício da Liga de Combate ao Câncer, de Condor. Outro destaque foi a comercialização de sementes crioulas. por Marra comunicação

Matéria publicacada em 22/02/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.