»Geral - Panambi News

Secretaria de Saúde investiga 21 casos suspeitos de coronavírus no RS

Foto-reprodução RBS
Foto-reprodução RBS

Casos estão distribuídos em sete municípios do estado. Apenas dois pacientes precisaram de internação hospitalar para observação, segundo o órgão.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou 21 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus no estado. A informação foi dada em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (27).

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários. 

Casos distribuídos em sete cidades do RS: Canoas 2, Farroupilha 2, Montenegro 1, Palmares do Sul 1, Passo Fundo 1, Porto Alegre 13, Santa Maria 1.

Destes, 11 são mulheres e 10 são homens:

Segundo a secretaria, os casos investigados são de pessoas que viajaram para países da Europa com circulação do vírus e que no retorno ao Brasil apresentaram febre e sintomas respiratórios.

Dos 21 suspeitos, apenas dois necessitaram de internação hospitalar para observação, em Santa Maria e Passo Fundo, mas os casos não são graves. Os demais foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar durante o tratamento.

Todos os casos se enquadram no novo critério de definição de caso suspeito proposto pelo Ministério da Saúde, que também enquadrou dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.

Na última sexta (21), a pasta incluiu Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Ainda de acordo com a secretaria, três pessoas de Porto Alegre tiveram contato com o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil. Elas já foram contatadas, não apresentaram sintomas e não fazem parte da lista dos suspeitos.

Segundo a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o governo do estado está desenvolvendo em parceria com os municípios diversas ações de contenção e prevenção. "O cenário muda praticamente a cada 24 horas, então temos feito revisões periódicas para atualizar os planos de contingência", diz.

Também estão sendo trabalhados, de acordo com a secretária, os fluxos de acesso da população para os órgãos de saúde em casos suspeitos. "Orientamos os municípios para que fizessem isso". G1.com

Matéria publicacada em 28/02/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.