»Geral - Panambi News

Panambi – 65 anos

Houve duas campanhas de emancipação de Panambi. Vinte e um membros titulares eram os representantes das comunidades de Panambi e Condor.

A Assembléia Legislativa estabeleceu o dia 20 de dezembro de 1953 para a realização do segundo plebiscito emancipatório.

A lei n. 2.524, assinada no dia 15 de dezembro de 1954 pelo governador Ernesto Dorneles, outorgava o status de município às comunidades de Panambi e Condor.

No dia 20 de fevereiro de 1955 foi realizada a primeira eleição para prefeito, vice-vice-prefeito e vereadores. Concorreram duas chapas: A coligação formada pelo PTB-PRP-PSP indicou como candidato a prefeito, Walter Faulhaber e como vice, Levino Lautert, de Condor. A outra coligação, constituída pelo PSD-PL-UDN lançou Lindolfo Franke como candidato a Prefeito e Walter Dienstmann, a Vice.

Foram eleitos Walter Faulhaber, para Prefeito; Levino Lautert, para Vice-Prefeito, e sete pessoas para a primeira Câmara Municipal: Rudolfo Arno Goldhardt, Belizário Gentil de Oliveira, Edmundo Rahmeier, Rudi Arnoldo Franke, Germano Keller, Florinal Duarte da Rosa e Adolfo Ebert. Esta primeira Câmara, encerrou seu mandato em 31 de dezembro de 1955 e teve caráter constituinte, elaborando a primeira Lei Orgânica Municipal. Para o Executivo não houve eleição. Faulhaber e Lautert permaneceram até 1959.

Às 16 horas do dia 28 de fevereiro de 1955, o juiz eleitoral de Cruz Alta, Dr. Antonio Augusto Uflaker, presidiu a cerimônia de posse no Grêmio Desportivo Panambi, que estava superlotado. Fizeram parte da Mesa dos trabalhos o Dr. Luís Luisi, representante do Senador Daniel Krüger; o Major Aristides Basílio de Campos, Prefeito de Cruz Alta; o Dr. Alberto Cigana, representante do Governador do Estado, Ernesto Dorneles; Abílio Hartemink, representante do Deputado Alberto Hoffmann; Dr. Arlindo de Oliveira Brito, Promotor de Justiça de Cruz Alta; e, João Marimon Júnior, Oficial de Registro.

Empossado no cargo de primeiro presidente da Câmara Municipal, Rudolfo Arno Goldhardt deu posse a Walter Faulhaber e Levino Lautert, no cargo de prefeito e vice-prefeito respectivamente.

Desde 1955 até hoje, o município de Panambi teve 08 prefeitos: Walter Faulhaber, Rudolfo Arno Goldhardt, Rudi Arnoldo Franke, Orlando Idilio Schneider, Hermann Dietrich, Delmar Hinnah, Miguel Schmitt-Prym e Daniel Hinnah. Desses, 6 são naturais de Panambi: Walter Faulhaber, Rudolfo Arno Goldhardt, Orlando Schneider, Hermann Dietrich, Delmar Hinnah e Daniel Hinnah. Dois nasceram no interior do município: Hermann Dietrich, nascido na Linha Ocearú, e Delmar Hinnah, natural da Linha Rincão Fundo. Rudi Arnoldo Franke é natural de Santa Cruz do Sul e Miguel Schmitt-Prym nasceu em Carrara, na Itália.

28 de fevereiro de 2020 - Panambi – 65 anos de emancipação.

Homenagem e breve histórico, do Diretório Municipal do MDB – Movimento Democrático Brasileiro.

Matéria publicacada em 28/02/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.