»Geral - Panambi News

Panambi não registra casos suspeitos de Coronavírus

Ao contrario de rumores que circulam pela cidade desde o ultimo sâbado (14), a Secretaria de Saúde Municipal de Panambi, até o fim da tarde desta terça-feira (17), não registrou nenhum caso suspeito de Coronavírus. As informações são que existem pacientes sendo monitorados, porém, até o momento, não há evolução no quadro de sintomas que indicam contaminação pelo Coronavírus de nenhum dos pacientes, indicando que os mesmos apenas contrairam um resfriado.

Dentre os pacientes em observação, estão duas jovens que chegaram recentemente da Espanha e estão sendo acompanhadas por profissionais da saúde de Panambi, mas não apresentaram nem uma evolução de suspeitas do Coronavírus. Há também, dentre os pacientes, um casal de moradores do bairro Arco Iris, os mesmos estão em observação pois tiveram contato próximo com o prefeito de Santa Barbara do Sul que, segundo a Secretaria Municipal de saúde do município, aguarda o resultado de exames para confirmar a contaminação. O casal foi orientado pelos médicos a ficarem reservados em sua residência até passar um determinado período, e após este, nenhum dos dois apresentou evolução dos sintomas do Coronavirus.

A secretaria informou que o município está com sua rede de saúde montada e orientada para atender qualquer caso de suspeita e para realizar investigações dos caso seguindo sempre o protocolo repassado pelo Ministério da Saúde e distribuído pelas regionais. Outra informação acrescentada pela Secretaria Municipal de Saúde é a de que em todas as unidades de saúde local, assim como no Pronto Socorro, os profissionais estão prontos para realizar o atendimento em caso de procura.

Outro cidadão que está sendo orientado e passando por acompahamento médico é motorista que voltou do centro do Pais, mas não foi registrado nenhuma evolução, coletas foram feitas, mas este não apresenta os sintomas do Coronavírus. Para os profissionais da Saúde Municipal de Panambi que estão a campo, o que se vê da população é um grande volume de conversas destorcidas gerando uma grande preocupação no meio de nossa comunidade. A Diretora de Saúde de Panambi reforçou que se caso surgir um caso confirmado, a comunidade será informada de forma transparente sobre a situação.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Matéria publicacada em 17/03/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.