»Geral - Panambi News

Ijuí tem poucos leitos de UTI e respiradores, situação preocupa numa eventual contaminação pelo Covid-19

Ijuí tem três hospitais, Hospital de Caridade, Unimed e Bom Pastor, para atender uma população que gira em torno de 90 mil pessoas, e os leitos UTI são poucos considerando o quadro de uma eventual contaminação da população pelo Coronavírus.

O Hospital de Caridade tem cerca de 30 leitos da UTI que são pelo SUS e o Hospital da Unimed possui 8 leitos de UTI, mas são para os conveniados. Já o Bom Pastor, de acordo com a direção do hospital, não terá leitos UTI disponíveis, mas 50 leitos clínicos de retaguarda para enfrentamento ao Covid-19. Lembrando que os leitos da Unidade de Terapia Intensiva do HCI e da Unimed são de uso para pacientes com outros problemas de saúde, como acidentados, pacientes com AVC ou cardíacos e outros problemas de saúde.

De acordo com Rosane Schiavo, diretora executiva do HBP foi encaminhado um projeto ao governo do estado para estruturação e credenciamento de 10 leitos, mas o estado optou em utilizar os leitos existentes em Ijuí. “A alegação foi que não dispunha de recursos para equipar a UTI, pois ainda não dispomos de todos os equipamentos”, explicou Rosane.

Já a Unimed Noroeste informou que a capacidade total do hospital são de 112 leitos divididos em Unidades de Internação, Pronto Atendimento, recuperação no Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico e UTIs Adulto e Neonatal. “Ou seja, este é o número total para atender todos os tipos de situações, levando em consideração que, embora vivemos em um tempo de pandemia, existem outras patologias que também demandam de leitos. Para o atendimento de casos suspeitos da Covid-19, a instituição destinou leitos específicos de isolamento em seu Pronto Atendimento quanto em Unidade de Internação. Especificamente em sua UTI Adulto, o Hospital Unimed conta com 8 leitos, possuindo estrutura física, recursos humanos e equipamentos que permitem ampliar de imediato esta capacidade”, explicou Jorge Luiz Vargas Montardo, Diretor Técnico da Unimed Noroeste.

Numa eventual contaminação em massa pelo coronavírus, onde 10% da população de Ijuí fosse contaminada ao mesmo tempo dando um total de 9 mil contaminados e apenas 5% necessitassem dos leitos da UTI, seriam 450 pessoas que disputariam os 38 leitos de UTI que atualmente estão disponíveis. A situação seria catastrófica e por isso é importante o isolamento social orientado pelas autoridades de saúde neste momento. NoroesteOnline

Matéria publicacada em 30/03/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.