»Geral - Panambi News

Testes da COVID-19 devem iniciar nos próximos dias na UFSM-PM

As equipes dos laboratórios de Genética Evolutiva e Microbiologia da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, seguem trabalhando para o início da aplicação dos testes para COVID-19. Desde o início da pandemia, professores e servidores organizam os laboratórios e protocolos seguindo as recomendações de biossegurança da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e do Laboratório Central.

No momento, está sendo aguardada a chegada dos insumos e também dos EPIs (equipamentos de proteção individual) que devem chegar nos próximos dias. Conforme a professora Terimar Moresco, os integrantes da equipe de Palmeira das Missões que irão fazer as testagens já participaram de uma reunião com os responsáveis pelos testes no Hospital Universitário de Santa Maria, sintonia que gera mais segurança entre todos. “Estudamos muito, somos cientistas. Embora somos conhecidos por sermos professores universitários, fazer ciência também é nosso trabalho. Nesse momento, poderemos utilizar a ciência em prol da comunidade que nos recebeu, por isso e pela confiança depositada em nós, como profissionais e como instituição, faremos esse trabalho com empenho, dedicação e com a seriedade que ele merece”, afirma a pesquisadora.

A docente ainda destaca que os estudantes que fazem parte da equipe trabalham sem nenhuma ajuda de custo. “Nossos estudantes estão gastando com transporte e alimentação do próprio bolso e, ainda assim, continuam não medindo esforços para cumprir com todas as tarefas designadas a eles”, ressaltou.

O professor Daniel Graichen agradece, em nome da UFSM-PM, o auxílio que as entidades têm prestado para a viabilização dos testes no município. “O esforço feito pela comunidade de Palmeira da Missões para suprir a UFSM dos recursos necessários para o enfrentamento da pandemia encontram raros precedentes na história regional recente, talvez só comparáveis ao esforço pela comunidade na implantação da própria universidade. Vale ressaltar o desprendimento da Escola do Comércio de do Laboratório VidaVetSul, que disponibilizaram os equipamentos de Real Time PCR para o uso na instituição”. Segundo o pesquisador, através do aparelho será possível a testagem na população que apresentar sintomas de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

A equipe ainda agradece toda a comunidade local e regional que tem confiado e acreditado no potencial técnico-científico da UFSM doando de diversas formas. Os valores arrecadados estão sendo utilizados na compra de materiais necessários para realização dos testes. Além dos kits, é preciso equipamentos como ultrafreezer e centrífugas especiais, EPIs (luvas, máscaras, etc), pipetas,tubos, ponteiras, entre outros.

O trabalho conta também com a parceria do COE – Centro de Operações Emergenciais de Palmeira das Missões. De acordo com o professor Rafael Lazzari, diretor do campus da UFSM, esse trabalho em conjunto irá beneficiar não só o município, mas a região inteira. “Esse momento é também uma oportunidade de crescimento da universidade como referência na área da saúde na região. A UFSM está cumprindo sua função social de instituição pública e de parceira da comunidade auxiliando, neste momento de crise, nos órgãos de saúde”.

Enquanto essas equipes trabalham diretamente com a COVID-19, os demais docentes, acadêmicos e técnicos seguem com diversas atividades online, sejam elas acadêmicas, de prevenção, conscientização, de saúde mental, além das submissões de editais para busca de recursos para a realização de projetos assim que reiniciarem as atividades presenciais.

Precisamos da sua doação

Para ampliar a realização dos testes da COVID-19, é necessário a compra dos kits, sendo que cada um custa, aproximadamente, R$ 100,00. Por isso, precisamos da ajuda de todos.

Os interessados podem doar para Banco do Brasil, agência 1484-2, conta corrente 43051-X, Fatec UFSM Covid-19. No momento do depósito/transferência, no campo “código identificador”, digitar o próprio CPF ou CNPJ. Para direcionar sua doação para Palmeira das Missões preencha o formulário disponível em fatecsm.org.br/com-ufsm-doe-covid-19. Outra opção é através da Vakinha online – Ajuda para a UFSM-PM comprar os kits para o teste da covid-19: vaka.me/978024.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Covid 19, pelo telefone (55) 9 8403-8542 ou através do e-mail assessoriapm@ufsm.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Matéria publicacada em 17/04/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.