»Geral - Panambi News

Volta as aulas:comunidade de Panambi deve aguardar novas orientações

..foto Conrado Doeth
..foto Conrado Doeth

INFORMAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem a público comunicar às famílias que fazem parte das escolas da Rede Municipal, as ações e informações relacionadas à essa Secretaria neste período de suspensão das atividades escolares, como ação de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus- COVID-19.

A SUSPENSÃO DAS AULAS está prevista para todo o mês de abril de 2020, conforme Decretos Estadual e Municipal. Devendo a Comunidade aguardar novas orientações quanto ao mês de maio.

• A solicitação de Distanciamento Social: CUIDADO E ATENÇÃO ÀS MEDIDAS PREVENTINAS AO CORONAVÍRUS-COVID-19 devem ser mantidas, incluindo o uso de máscaras pelos familiares, nas saídas de casa.

• A SMEC recebe informações diárias dando conta de assuntos relacionados à Educação, bem como está atenta às orientações para REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR, que de acordo com a legislação, não deverá ter perda das horas mínimas exigidas, construído com as escolas e ACPMS, apreciado e aprovado pelo CME, preservando o padrão de qualidade.

• Em relação às ATIVIDADES PARA OS ALUNOS, foi solicitado aos gestores das escolas Municipais de Ensino Fundamental e Escolas Municipais de Educação Infantil que durante o mês de abril se organizassem de tal forma que fossem dadas orientações aos alunos para mantê-los conectados em alguma atividade, sem a obrigatoriedade de enviar material escrito e solicitar que seja dado retorno ao professor. Essa medida foi tomada ouvida a comunidade escolar que se manifestou, de certa forma contrária, a saída de casa para buscar, xerocar, imprimir material, atitude que não convinha com a nossa solicitação de ficar em casa nesse período de quarentena. E também na situação de aumentar o tempo de suspensão de aulas as famílias e as crianças, sozinhas, não poderiam ministrar um assunto (conteúdo) novo. Isso é papel da escola, do professor.

Nossas orientações, desde o início, são de que as crianças e adolescentes mantenham o contato com material de estudo, quando possível, assistidos e ajudados pelas famílias. Vamos ter prejuízos sim, no ano letivo de 2020, assim como todas as áreas terão, porém, nossa missão, segundo a Constituição Federal, é zelar pela qualidade de ensino, de forma equitativa, e resguardar a saúde dos alunos.

• A SMEC quer esclarecer que as escolas da Rede Municipal recebem orientações da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, diferente das escolas do Estado, que são regidas pela Secretaria Estadual de Educação e Conselho Estadual de Educação.

• PARA AS FAMÍLIAS QUE QUISEREM MANTER UMA CERTA ROTINA E DISCIPLINA SUGERE-SE QUE AS MESMAS:

 Ofereçam atividades diversas como:

• Leitura de livros e contação de histórias;

• Escrever cartinhas, bilhetes para as pessoas da família;

• Assistir filmes em família;

• Brincar com materiais diversos e sucatas;

• Jogos de mesa, desafios, jogo do STOP, da Forca, Caça ao Tesouro;

• Atividades físicas; danças;

Visita aos álbuns de fotos de família;

-Escutar músicas;

-Estudar a “tabuada”;

Para os pequenos: atividades de música, dança, desenho, construção, imaginação, faz de conta, piquenique no pátio;

ATENÇÃO!

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura solicita o apoio da comunidade, salientando que nossas orientações desde o início, foram para haver conexão entre família, escola e mantenedora.

Em consideração a isso, solicita que, em caso de dúvidas, entre em contato com a Equipe Gestora da Escola de seu filho ou com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que mantém plantão diário, através do telefone 3375-0886.

Matéria publicacada em 22/04/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.