»Geral - Panambi News

Como a tecnologia de resfriamento de sementes de soja pode contribuir com a qualidade?

A excelência da produção da Strobel Sementes está centrada em realizar cada processo com as técnicas empregadas às melhores tecnologias. Assim que a semente chega no armazém e passa pelo beneficiamento, já é submetida aos processos de resfriamento.

1º – resfriamento estático, que consiste na insuflação do ar frio através da massa de sementes armazenadas, o ar é conduzido através do sistema de aeração;

2º – resfriamento dinâmico, a semente é resfriada no movimento descendente por ação da gravidade em tulhas projetadas para essa finalidade. É utilizado após o beneficiamento das sementes, no momento do ensaque.

O resfriamento de sementes é uma tecnologia ainda inovadora e pode trazer importantes benefícios à qualidade das sementes. Thiago salienta que para cada 5,5 ºC a menos na massa de sementes, o potencial de armazenamento duplica, portanto o resfriamento auxilia na manutenção dos índices de qualidade fisiológica da semente. “Sementes colhidas com alta qualidade após resfriadas permanecerão com excelente qualidade por mais tempo e poderão chegar ao momento de plantio com seus índices de vigor e germinação elevados”, afirma.

O responsável técnico destaca que o resfriamento de sementes auxilia na manutenção da qualidade, portanto a técnica isolada não é uma garantia de aumento de produtividade. “O resfriamento de sementes deve fazer parte de um conjunto de fatores que levarão a um produto de alta qualidade. Se a semente semeada for de alto vigor, teremos incremento de produtividade em torno de 10% segundo a EMBRAPA”, explica.

Matéria publicacada em 07/05/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.