»Geral - Panambi News

Panambi:nova fase de vacinação começa na próxima semana

Crianças e gestantes estão entre os grupos alvo nesta etapa

Começa na próxima segunda-feira (11) a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será em duas etapas: a primeira, no período de 11 a 17 de maio, para crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes e puérperas (pós-parto), com até 45 dias; e a segunda etapa para adultos, de 55 a 59 anos, e professores das escolas públicas e privadas, no período de 18 de maio a 5 de junho.

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a vacinação, com três semanas de antecedência, por conta da Covid-19.

Inicialmente, a terceira fase seria entre os dias 9 e 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional em 9 de maio.

Com a alteração para o período entre 11 de maio a 5 de junho, houve a divisão em duas etapas e o cancelamento do dia D.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar, pelo menos 95% de cada grupo prioritário. Na primeira fase da vacinação foram vacinados 106,23% idosos e 94,13% profissionais da saúde.

“Embora esta vacina não proteja contra o coronavírus, pretende-se proteger, de forma antecipada, a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença”, ressalta a Secretária Adjunta da Saúde Melissa Vione Zardin.

Os sintomas da influenza são semelhantes aos da Covid-19 e a vacinação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1) pdm09, A (H3N2) e Influenza B.

Matéria publicacada em 09/05/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.