»Geral - Panambi News

SEXTORSÃO:Golpista se passa por Delegado do DECA/RS e tenta aplicar golpe em panambiense*

Um panambiense foi surpreendido nesta semana, ao receber mensagens via aplicativos de conversação, indicando um possível mandado de prisão solicitado por um suposto Delegado do Departamento Estadual da Criança e Adolescente, vinculado a Polícia Civil do RS. Conforme mensagens postadas pela própria vítima, como forma de resguardar a sua honra e ainda, na tentativa de gerar um alerta para que outras pessoas não sejam surpreendidas e, consequentemente, não caiam no golpe, as mensagens tratam-se de um crime combatido pelos órgãos de segurança estaduais chamado de “Golpe dos Nudes” ou ainda “Sextorsão”.

Nesta modalidade de estelionato, perfis falsos de mulheres nas redes sociais adicionam homens — preferencialmente casados — e trocam mensagens e fotos eróticas. Com print’s dessas conversas, os golpistas se passam por policiais, ameaçam as vítimas e exigem dinheiro, alegando a existência de suposta investigação por pedofilia. Conforme matéria divulgada pelo Jornal A Notícia do Vale , no caso panambiense, nem sequer a troca de mensagens ocorreu, vindo de forma imediata, o suposto mandado de prisão, boletim de ocorrência e demais imagens, a fim de dar veracidade à futura extorsão. O caso, felizmente, não teve prosseguimento devido ao pronto conhecimento da vítima com relação ao golpe, seguida da imediata desconsideração da fraude tentada.

Os órgãos de segurança do RS alertam para a sequência da prática dos delitos de extorsão virtuais, especialmente neste período de reclusão voluntária, e mesmo após várias investidas e prisões do Estado. A Secretaria de Segurança Pública solicita que as pessoas evitem iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos; não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger; evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido; não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos e ainda, se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a Polícia Civil ou a Brigada Militar e registre ocorrência.por Jornal Anotícia do Vale

Matéria publicacada em 20/05/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.