»Geral - Panambi News

RS tem avanço do frio e temporais no começo da semana

Segunda ainda vê aberturas de sol, mas termômetros começam a desabar

O sol aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, principalmente de manhã, uma vez que a nebulosidade aumenta em todas as regiões no decorrer do dia. Já entre a madrugada e de manhã chove na Metade Oeste e ao longo desta segunda, com o avanço da instabilidade para Leste, a chuva alcança todas as áreas do Estado até o fim do dia.

Há risco de chuva localmente forte com raios e não se pode afastar temporais. O risco é maior de granizo isolado. Faz frio ainda no começo do dia com nevoeiro e geada em pontos isolados e, pelo aumento das nuvens, a temperatura não se eleva muito.

As mínimas rondam os 2ºC em Santana do Livramento e 1ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, não passam de 16ºC em Bagé e 17ºC em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 8ºC e 17ºC.

A MetSul Meteorologia possui vários alertas para a semana. O primeiro é de chuva forte e risco de temporais entre segunda e terça. Um centro de baixa pressão avança e instabilizará o tempo. A baixa pressão vai formar nuvens carregadas com chuva forte e potencial de temporais isolados, sobretudo de granizo, nos dois dias.

Os volumes serão elevados em parte do Estado, sobretudo na Metade Norte, perto ou acima de 100 mm em diversas cidades, com marcas de 150 a 200 mm, isoladamente superiores.

O segundo alerta é de vento. A baixa pressão irá dar origem a um ciclone extratropical junto à costa gaúcha entre terça e quarta. À medida que se forma vai induzir vento Norte quente e seco forte a intenso no Paraná e São Paulo amanhã. O vento começa a se intensificar no Rio Grande do Sul amanhã e na quarta será forte em diversas regiões gaúchas, muito intenso e com rajadas perto e acima de 100 km/h no Sul e no Leste, o que deve trazer danos e falta de luz.

O Sul, todo o litoral, a Lagoa dos Patos e seu entorno, e a área de Porto Alegre serão os mais atingidos pelo vento intenso. Já o quarto alerta é de ressaca. A grande proximidade do ciclone da costa e o vento intenso vão trazer ressaca do mar que pode ser significativa.

O quinto alerta é de frio. Forte massa de ar polar ingressa na quarta. Há modelos sugerindo neve na área de Ausentes e no Planalto Sul Catarinense na quarta, mas não é uma alta probabilidade. O vento forte trará sensação térmica muito baixa na quarta. A segunda metade da semana será muito fria com mínimas negativas e geada em grande número dos municípios.MetSul Meterologia/CP

Matéria publicacada em 29/06/2020
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.