»Geral - Panambi News

Grande mobilização democrática coloca Panambi em destaque na região noroeste

Com a participação de 232 pessoas, aconteceu na noite de terça-feira, 27/06, a maior dentre as nove assembleias públicas já realizadas na área de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial.

O processo de participação popular na definição de determinadas prioridades orçamentárias é considerado um exemplo de democracia direta, ou seja, quando o povo tem algum poder de decisão sobre o uso dos recursos públicos. E a chance de aproveitar esta oportunidade para desenvolver habilidades de diálogo e reflexão acerca de interesses coletivos despertou o interesse da comunidade local, principalmente quando apresentada a estudantes, líderes comunitários, pessoas integrantes dos diversos conselhos municipais e servidores públicos. Estes grupos foram convidados ao longo dos últimos dias em visitas e comunicações feitas pelo Gabinete do Prefeito de Panambi e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), liderados respectivamente por Romário Heitor Malheiros e André Dieter Klos, o qual declarou-se “muito satisfeito com o resultado da mobilização”.

Na prática, a mobilização resultou na possibilidade de enviar um maior número de representantes para o evento regional de debate das propostas de investimento. A presença de 232 pessoas na assembleia pública realizada na noite de terça-feira, 27 de junho, na Câmara de Vereadores, respaldou a escolha de oito delegados: Dorilda Paula, Alexandra Meyer, Lucas André dos Santos Ribeiro, Vanderlei Graeff, João Brasil Dornelles, Silvio Baal, Mateus Junges e Maicon Robek, além dos três que já teriam direito por suas funções representativas na sociedade: o prefeito municipal Daniel Hinnah, o vereador Neudi José Colombo, como presidente da Câmara e o presidente do Comude, André Klos.

Conforme o professor Nelson José Thesing, pró-reitor do Campus Panambi da Unijuí e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede-Norc), este foi o maior dos nove eventos já realizados nos onze municípios desta região, superando inclusive cidades com população muito maior, como a vizinha Ijuí. “Isso demonstra a capacidade desta comunidade em se organizar e buscar recursos para seus projetos de desenvolvimento”, afirmou. Ao término do evento, Thesing entregou vários exemplares do livro editado pelo Corede, “Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030”, que será distribuído a órgãos públicos, instituições de ensino da cidade e para entidades representativas do setor empresarial.

CINCO PRIORIDADES LOCAIS FORAM ESCOLHIDAS EM VOTAÇÃO

Investimentos em tecnologia de comunicações, saúde da família, segurança pública, desenvolvimento da agricultura familiar e ensino profissionalizante para os jovens são as cinco prioridades (de um total de oito) escolhidas em votação pela comunidade local presente na assembleia pública da Consulta Popular 2017/2018. Na forma de ações concretas, estas demandas se traduzem como: internet mais rápida e estável, aquisição de mais uma ambulância e de novas viaturas para a Brigada Militar e Polícia Civil, equipamentos para a Casa do Mel e mais vagas nos cursos técnicos para as famílias em vulnerabilidade social.

Estes temas estarão em debate no dia 5 de julho, em Ijuí, na etapa regional do processo que define quais demandas serão apresentadas à população residente nos 11 municípios do Noroeste Colonial gaúcho, para que vote e escolha as prioridades de investimento que constarão no orçamento do governo estadual para o ano que vem. Por Mateus Jungs

 

Matéria publicacada em 28/06/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.