»Geral - Panambi News

Notícias do IFFar Campus Panambi

Caminos: abordagens sobre cultura no ensino de espanhol é tema de projeto de pesquisa no IFFar

Desenvolver, a partir de práticas de letramento literário, produções textuais em língua espanhola em diferentes formatos é o principal objetivo do projeto “Caminos: abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de espanhol”, coordenado pela professora Carla Klôs Schoninger, do IFFar – Campus Panambi.

De acordo coma professora, o projeto objetiva resgatar a língua espanhola e as culturas que a permeiam, principalmente na América Latina. Nos encontros semanais são estudados textos de gêneros diversos e principalmente literários. Também acontecem momentos de conversação, estudo gramatical e apresentações de trabalhos por parte dos alunos. O ponto alto dos encontros fica por conta da visualização de vídeos produzidos especialmente para o projeto, elaborados por pessoas que vivem ou já viveram em países que possuem o espanhol como língua oficial.

O projeto atende a dez participantes, dentre servidores e alunos dos cursos técnicos e superiores do campus, e conta com o apoio de Iasmin Assmann Cardoso, aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como bolsista voluntária. Caminos vem sendo desenvolvido desde abril de 2017 e transcorrerá até o final do ano.

Espera-se que através das práticas de leitura em espanhol e estudos culturais, os alunos identifiquem os diferentes recursos semióticos e seus significados no todo textual, além de serem capazes de fazer uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala, através da produção de vídeo, abrangendo o letramento multimodal. O material em vídeo, produzido ao final do projeto, poderá ser utilizado em outras instituições de ensino como suporte para o ensino de línguas.

 


Conforto nas Edificações foi tema de visita técnica

No encerramento do primeiro semestre letivo, alunos da disciplina de Conforto das Edificações, do curso Técnico em Edificações do IFFar – Campus Panambi, realizaram uma visita técnica em duas empresas locais. O objetivo foi conhecer as novidades do setor de iluminação e nas soluções de conforto para edificações.

Na empresa Luminoteca os alunos visualizaram soluções em iluminação para as mais diferentes obras. De acordo com a professora Josiane Hinning, responsável pela disciplina, “os estudos da área de iluminação são fundamentais para incorporar conforto aos ambientes e estas soluções dependem de conhecimentos e tecnologias que são responsáveis por conferir atmosferas diferentes que criam cenários para potencializar percepções e emoções”.

Já a visita realizada na empresa Levitah, centro de bem-estar, destinou-se ao estudo das soluções de conforto aplicadas em uma edificação, uma vez que “a carga sensorial do ambiente construído pode ser potencializada através da iluminação, beneficiando empreendimentos, criando diferenciais que qualificam as texturas dos materiais e técnicas construtivas empregados nos espaços internos e externos das edificações”, pondera a professora Josiane. Nas visitações foram apreciadas as soluções de conforto nas edificações, como orientação solar, pé direito duplo, mezanino, pele de vidro com perfil spider glass, revestimentos, além da iluminação.

A professora e os alunos do curso técnico em Edificações ficaram gratos pela recepção por parte das empresas, uma vez que essas experiências são oportunidades diferenciadas de aprendizagem.


Docente do IFFar – Campus Panambi publica capítulo de livro sobre experiência com “Gênero e Sexualidade na Escola”

Refletir sobre as situações concernentes às temáticas de gênero, sexualidade e violência nas escolas foi o tema do capítulo do livro publicado por Gabriela Sevilla, docente de sociologia do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi. O texto “Expectativas para a formação continuada e à distância de professoras/es dos temas do gênero e da sexualidade: breves comentários”, foi redigido em parceria com Catharina Silveira, e trata da experiência no curso de formação continuada ofertado a professores da Educação Básica da região metropolitana de Porto Alegre.

O capítulo do livro está publicado pela Tomo Editorial, de Porto Alegre, e integra a série “Educação em Temas Sensíveis”. Os volumes 1 e 2 são dedicados à “Educação em Direitos Humanos” e “Educação em Gênero e Diversidade”, respectivamente.

Matéria publicacada em 19/07/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.