»Geral - Panambi News

Reajuste no preço da energia surpreendeu até a Hidropan

O reajuste de 12,85% nas contas de energia elétrica, anunciado pela ANEEL, e começa a aparecer nas contas a partir do dia 22 deste mês. A revelação é do diretor Olávio Melchiors.

“O reajuste deste ano foi além da expectativa, a gente não visão de que fosse desse nível, mas sabemos que, em 2013, o governo federal fez uma redução de tarifas, quando encampou concessões de transmissão que vencimentos menores e geração menor. Na época o governo disse que iria pagar estas indenizações através do Tesouro. Só que para nossa surpresa, isto não aconteceu e o Tesouro não bancou a encampação destas empresas transmissoras, o que, para nossa surpresa, está vindo pelas tarifas, com índices relativamente altos” disse o diretor da Hidropan, em entrevista à Rádio Sorriso FM.

Olávio também lembrou que, em maio, na audiência pública sobre a tarifa, o índice apresentado era inferior a 10%. O maior efeito deste ajuste, ou 11% dos 12,85%, referem-se a energia e transmissão, é a mercadoria que a gente, efetivamente, repassa ao consumidor. Para Olávio, o principal motivo é a transmissão que não foi indenizada, “o governo tomou a transmissão de algumas empresas e não indenizou, e este fator não foi previsto na audiência de maio deste ano”. Ele explicou, por outro lado, que de 2009 até julho deste ano, o preço da energia foi reajustado abaixo dos índices do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) e IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Questionado sobre a composição da cota de energia elétrica, Olávio falou do alto percentual de tributos. Um exemplo é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que alcança 42% da conta, e do PIS/Cofins, sobre o qual incide o ICMS, configurando bitributação. Por Folha das Maquinas

Matéria publicacada em 23/07/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.