»Geral - Panambi News

Semente Mágica – Educação Ambiental e Alimentação Saudável na Escola Estadual Adolfo Kepler

Buscando unir os saberes e alinhar teoria e prática, o Projeto Semente Mágica tem a intenção de melhorar a qualidade de vida dos estudantes da Escola Estadual Adolfo Kepler. O projeto procura inovar e despertar nas crianças o gosto por uma alimentação saudável através da produção do próprio alimento.

A ideia é estimular os hábitos saudáveis e o desenvolvimento físico e emocional dos alunos. Através da horta eles aprendem a cultivar o alimento natural, a trabalhar em equipe, a fazer as atividades no ambiente escolar e a levar esses conhecimentos para casa, integrando ainda mais a Escola e a família.

A magia se dá no momento em que a alegria fica estampada no rosto de cada participante que aprende e reaprende com o trabalho em grupo, com a valorização do contato com a terra e com o envolvimento de toda a família no processo.

Em entrevista, a coordenadora do Semente Mágica, Juliana Malheiros, ressaltou: “o que realizamos com as crianças e os adolescentes visa melhorar a qualidade de vida deles, tendo em vista o alto índice de obesidade e sedentarismo infantil no nosso país. O projeto objetiva, também, resgatar valores que foram perdidos ao longo do tempo como o trabalho com a terra, o cultivo, a importância da equipe, a paciência, entre outros. Contamos com parcerias de pessoas engajadas em fazer a diferença e esse é um dos princípios da sustentabilidade: unir forças para realizar as ações que a sociedade almeja”.

O projeto é desenvolvido e executado pela Danna Comunicação Integrada através de monitores que coordenam as tarefas na horta com as crianças. Também há a participação de parceiros, patrocinadores, fornecedores e amigos empenhados no seu desenvolvimento e na sua continuidade.

Muito mais do que um projeto, o SEMENTE MÁGICA proporciona às crianças, aos adolescentes e a todos que nele se envolvem, uma mudança de estilo de vida com importantes aprendizados, como a união, o trabalho em conjunto e a alimentação com base em produtos naturais.

Semente Mágica em Ação – Manhã de Alegria e Descontração na Quadra da Escola

Na manhã do dia 03 de junho de 2017, para comemorar mais um ano de parceria com a Escola Estadual Adolfo Kepler, foi realizado o SEMENTE MÁGICA EM AÇÃO na quadra da Escola, uma ação social desenvolvida para as crianças do projeto.

Na oportunidade foram entregues as camisetas, os bonés e os passaportes que devem ser usados em todos os encontros na horta. O Comitê de Voluntariado da Kepler Weber forneceu o lanche e fez as brincadeiras para a garotada. A banda “Os Manolos e Amigos” cantaram grandes sucessos da música brasileira e garantiram a animação da festa.

Brincadeiras, música e muita diversão deram o tom, mas também houve momentos de conversa e de orientação de como será o desenvolvimento do Semente Mágica em 2017. Neste ano as crianças devem comparecer na horta usando os bonés e as camisetas, e também portar o passaporte onde serão registradas as presenças em cada encontro. Em seguida, a quadra da Escola ficou pequena para tanta animação!

Na oportunidade os pais da aluna Daniele Moller falaram da importância da participação da filha no Semente Mágica e quanto o retorno em casa foi positivo: “a Dani aprendeu todo processo e a importância dos alimentos naturais para o nosso organismo. Ela gostou muito de aprender a mexer na terra e esse entusiasmo ela levou para casa. Nos convidou a pegar a enxada e fazer canteiros para plantar alface, tempero verde, beterraba, cenoura... Nós incentivamos muito nossa filha a participar do Semente Mágica porque as crianças aprendem desde técnicas de plantio e adubação, até princípios e valores. Vemos o desenvolvimento da nossa filha nos afazeres, na melhora do desempenho na Escola com uma conduta mais proativa e interessada. Ela deixou a televisão e o celular de lado e começou a brincar mais na terra, no pátio e hoje é ela quem comanda a horta em casa”.

A alegre manhã da realização do SEMENTE MÁGICA EM AÇÃO só foi completa graças a participação dos alunos da Escola Adolfo Kepler. O sorriso e o brilho no olhar dão a certeza do trabalho realizado com amor e dedicação.Por DANNA COMUNICAÇÃO

 

Matéria publicacada em 05/08/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.