»Geral - Panambi News

Hidropan promove sua XIX SIPAT

A XIX SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Hidropan se realizou de 07 a 11 de agosto e teve como tema “Respeite a vida, trabalhe com segurança”. Durante a semana os colaboradores da empresa participaram de palestras e treinamentos com temas bastante diversificados, mas que trouxeram muito conhecimento e aprendizado.

A SIPAT iniciou com a palestra “Qualidade de vida e trabalho: a importância dos cuidados com a saúde auditiva”, ministrada pela fonoaudióloga do SESI, Tissiane Moura, que abordou a importância da audição, a perda auditiva, riscos que os ruídos provocam, equipamentos de proteção os cuidados que devemos ter no dia a dia e em todas as idades. A fonoaudióloga ressaltou que o único tratamento para evitar a perda da audição é a prevenção.

A terça-feira foi marcada pela presença de Dalcio Artur Petry, psicólogo e diretor da Associação Cruz Azul de Panambi. Pelo seu conhecimento e experiência de trabalho na Cruz Azul, abordou o tema “Alcoolismo e Tabagismo”, ressaltando que o álcool e o cigarro são drogas lícitas que causam dependência química, sendo uma doença que afeta muito a vida das pessoas, pois na maioria dos casos o dependente só procura ajuda e tratamento quando já está numa situação que não vê saída para o problema. Nesse momento, afirmou Dalcio, “fica bem difícil, porque muita coisa já se desmanchou ao redor de si e o dependente tem que reconstruir a vida”.

A palestra de quarta-feira teve como tema “Os serviços do CRVA como prevenção de litígios e conflitos na compra e venda de veículos”, e foi ministrada pela Coordenadora do Centro de Registros de Veículos Automotores – CRVA de Panambi, Mara Cristina Weber e pelo Identificador Veicular e Documental – IVD, Claudio Vilmar Wegner. Foram abordadas as seguintes questões: o que é o CRVA e qual a atividade que exerce; orientações e recomendações quando da compra e venda de veículos; itens que serão observados na vistoria documental e veicular, além de um breve comentário sobre o órgão competente para recursos de multas, o JARI. Os assuntos foram de muita valia, transmitindo a mensagem de que as atitudes preventivas simples podem livrar de muitos incômodos.

A Hidropan zela pela segurança de seus funcionários e pela qualidade dos serviços que presta. Nesse sentido, aproveitou o quarto dia da SIPAT para promover um treinamento direcionado aos eletricistas e demais colaboradores ligados ao trabalho nas redes de distribuição, ministrado pelo eletrotécnico Florami Lemos de Sá, da empresa Faro Treinamentos. O enfoque foi a segurança na construção e manutenção de redes aéreas de distribuição de energia elétrica e o trabalho em altura, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 35, do Ministério do Trabalho e Emprego.

O encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho ocorreu com a palestra “Risco com Descarga Atmosférica”, ministrada por Marcos Alex Morinigo, engenheiro-eletricista da Indústria Eletromecânica Balestro Ltda., empresa pioneira na fabricação de para-raios de distribuição no Brasil. Na oportunidade o profissional fez um alerta dos riscos que as descargas atmosféricas podem trazer, principalmente para as pessoas que trabalham com manutenção de redes de energia. Além disso deu noções de como se formam as descargas atmosféricas e quais as melhores maneiras de proteção durante a incidência das mesmas. Após a palestra principal, o engenheiro-eletricista permaneceu na empresa e realizou mais uma palestra técnica, desta vez para os eletricistas e demais colaboradores do setor de distribuição da Hidropan.

Conforme Margit Zillmer, Supervisora de Recursos Humanos da Hidropan, “foi uma semana de muita informação e de muito aprendizado, uma oportunidade ímpar de agregar conhecimentos que, com certeza farão a diferença, tanto no trabalho como na vida pessoal e na sociedade”. Margit ainda agradeceu pela participação de todos os colaboradores na programação da SIPAT e aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, pelo empenho e dedicação na promoção do evento, bem como à Direção da Hidropan por conceder apoio e condições para a realização da SIPAT.Por - Danna comunicação

Matéria publicacada em 17/08/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.