»Geral - Panambi News

Prefeitura de Santa Bárbara assume administração do Hospital local

Entenda o caso

Ao acatar pedido liminar em ação civil pública ajuizada pelo MP de Santa Bárbara do Sul, a Justiça determinou o afastamento da direção do Hospital Santa Bárbara Beneficente e a intervenção do Município na Administração da entidade a fim de mantê-la em funcionamento. A ação foi ingressada por intermédio do promotor de Justiça Leonardo Giron, na última quinta-feira (17), com o objetivo de garantir a manutenção dos serviços públicos de natureza essencial, em virtude do não cumprimento de parâmetros sanitários e da má-gestão de recursos públicos. A decisão liminar foi publicada na sexta-feira (18), e foi cumprida na segunda-feira (21).

As investigações iniciaram com a instauração de um inquérito civil em 09 de agosto deste ano, a partir do qual foram apuradas irregularidades relativas a atrasos no pagamento de salários, falhas na prestação de contas de subvenção social paga pelo Município de Santa Bárbara do Sul e indeferimento da licença sanitária pela 9ª Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul em razão de graves problemas anteriormente apontados e não resolvidos.

Especificamente em relação às falhas na gestão hospitalar, apurou-se a promoção de shows artísticos de renome nacional, assim como ausência de adequada prestação de contas quanto a subvenções sociais percebidas.

 

Intervenção e nova administração

Desde a tarde de segunda-feira (21), o Governo Municipal de Santa Bárbara do Sul assumiu a coordenação dos trabalhos administrativos da instituição de saúde, através do prefeito Mário Filho e vice-prefeita Marivane Kuhn, interventora da ação.

Na tarde de terça, no gabinete do prefeito, foi recebido por Mário Filho, Marivane e o secretário de Saúde Eberson Saggioratto, o novo administrador do Hospital Santa Bárbara Beneficente, contratado pela administração municipal. Jeferson Gomes de Oliveira é graduado em Administração de Empresas pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e pós-graduado em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde pela Univel de Cascavel-PR, possui experiências relevantes em âmbito administrativo-hospitalar e ainda durante a tarde visitou as instalações da instituição ao lado da vice-prefeita, secretário de Saúde e consultora Josielme Adornes de Souza, coordenadora financeira dos Hospitais Notre Dame.

Jeferson assume o compromisso, ao lado da Administração Municipal, de reerguer o HSBB, através de uma gestão focada em rendimentos, atendimento de excelência, tecnologia e atenção aos colaboradores.

A vice-prefeita Marivane Kuhn, na manhã de quarta-feira (23), esteve nas agências bancárias realizando o resgate dos extratos das contas, a fim de contabilizar os recursos para realizar o restante do pagamento dos salários dos colaboradores.

Prefeito Mário Filho, em entrevista à Rádio Blau Nunes, agradeceu a equipe que esteve à frente do administrativo e presidência da entidade e que se doaram de verdade pelo hospital até então, mas agora é um novo momento que pede novos olhares e uma nova administração.

Marivane ressaltou que este momento é de organização para posterior aplicação de recursos e colocar em prática ações de investimento e eficácia na gestão do hospital.

 

Texto e fotos: João Bóllico

Matéria publicacada em 23/08/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.