»Geral - Panambi News

Notícias do IFFar Campus Panambi

10 anos do Proeja será comemorado dia 31/10 no IFFar – Campus Panambi

Entre hoje (28) até sexta-feira, serão realizadas atividades alusivas aos 10 anos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Nesta segunda-feira, começa um Ciclo de Debates em Porto Alegre promovido pelos Institutos Federais da região sul, de Roraima e UFRGS, do qual participam integrantes de todas as unidades do IFFar que possuem essa modalidade de ensino. Quatro alunas do Campus Panambi estão participando do evento.

Na quinta-feira (31), o evento “Saudades e Conquistas” ocorre em diversos campi dos Institutos Federais do Brasil e em todos os campi do IFFar. A programação no Campus Panambi inicia às 19h, no auditório. Dentre as atividades previstas está a exibição de um vídeo sobre o Proeja no campus, apresentações culturais e a sessão “Nossas Conquistas”, na qual egressos do curso compartilharão seus depoimentos sobre a relevância do programa em suas vidas.

A atividade é aberta à participação do público em geral.

Evento formativo sobre educação e diversidade inicia no IFFar – Campus Panambi

Nos meses de Agosto, Setembro e Outubro a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi realiza a III Edição do ComViver, atividade de formação que possui o intuito de discutir e problematizar os processos de inclusão e diversidade na contemporaneidade, sobretudo no contexto escolar.

Na noite de quarta, 23/08, realizou-se a abertura do evento, que contou com a declamação de uma poesia, realizada pelos professores Rudião Wisniewiski e Lisiane Goettems, pela apresentação da performance “Filhos do arco-íris”, realizada pela drag queen Surya, e pela apresentação musical da discente Monisa Andreola.

Após o acolhimento dos participantes, as professoras Daniela Medeiros, educadora especial e Coordenadora da Coordenação de Ações Inclusivas (CAI), e a Fabiana Beck Pires, pedagoga do IFFar – Campus Panambi, realizaram uma fala introdutória ao evento, abordando os marcos históricos e a atualidade da inclusão no Brasil. Ao final da fala as palestrantes propuseram um exercício de reflexão sobre o quanto movimenta-se, nas escolas, para alcançar o processo de inclusão que tanto se almeja. Ao fim da apresentação, foram apresentados jogos inclusivos desenvolvidos por discentes do Campus Panambi.

O segundo período da formação foi destinado a uma mesa na qual as participantes relataram o histórico e a experiência com a oferta de apoio educacional especializado e de assistência social a pessoas com deficiência cognitiva. Participaram dessa atividade Silvane Costa Beber, Coordenadora Pedagógica da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Panambi, Marilurdes Jacobi, Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Panambi (CAEEP) e Mirian Camilio, Diretora da APAE de Panambi, encerrando as atividades do primeiro encontro do III ComViver.

Na sexta, 25/08, o contou com a palestra “Inclusão na Atualidade: Do que e de quem estamos falando?”, com a Dr.ª. Patrícia Graff, docente da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó. A próxima etapa da formação ocorrerá nos dias 4 e 5 de setembro, às 19h, também no auditório do IFFar – Campus Panambi.

 

 

 

 

Matéria publicacada em 29/08/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.