»Geral - Panambi News

Seminário alerta para necessidade da “certificação da notícia”

Foto - assessora jurídica da Agert Débora Rodrigues
Foto - assessora jurídica da Agert Débora Rodrigues

O aparecimento e a disseminação das redes sociais não desprestigia os tradicionais veículos de comunicação mas, pelo contrário, aumentam o papel e a responsabilidade destes, como “certificadores” da notícia, divulgando com clareza e discernimento informações que, e nas redes sociais, são tendenciosas, maliciosas ou simplesmente não representam a verdade. O entendimento é da advogada Débora Rodrigues, vice-presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, a Agert.

Débora foi uma das palestrantes do Seminário “Liberdade e Imprensa: Judiciário e Mídia a Serviço da Comunidade”, realizado dia 26, na Universidade Regional do Noroeste do Estado – Unijuí. O evento contou, também, com a parceria da Agert e do Tribunal de Justiça do Estado.

Para Débora, o que diferencia os veículos de comunicação tradicionais das redes sociais é o fato de que, “mais do que nunca, as emissoras de rádio, de TV e jornais são buscados para a certificação da notícia, porque as informações são dadas, nas redes sociais, de uma forma enorme, com grande número de informações, muitas delas, inclusive, que não encontram amparo na verdade, na realidade dos fatos, então os veículos de comunicação assumem uma relevância ainda maior, porque serão certificadores da notícia, para o cidadão e para a sociedade.

Também palestraram no Seminário o presidente do TJ/RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, desembargador Túlio de Oliveira Martins, presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ/RS e Iris Helena Medeiros Nogueira, corregedora geral da Justiça do TJ/RS.

A mesa principal foi composta, também, pela reitora da Unijuí, Catia Maria Nehring, pelo prefeito de Ijuí, Valdir Heck, pelo presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, pelo vice-presidente da Agert, José Luiz Bobnamigo e pelo juiz de Direito Nasser Hatem (Ijuí).

A Rádio Sorriso FM esteve representada pelo diretor Lauri Brietzke, pelo radialista LC Morselli e pelo jornalista Hugo Schmidt (Sorriso FM/Folha das Máquinas).

Hugo Schmidt e Roberto Melão, da Agert

Lauri Brietzke e LC Morselli no evento em Ijuí

Matéria publicacada em 29/09/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.