»Geral - Panambi News

Notícias da Prefeitura Municipal de Panambi

..foto prefeito Daniel visita Cruz Azul atingida por vendaval
..foto prefeito Daniel visita Cruz Azul atingida por vendaval

Seguem as tratativas para construção da Usina de Resíduos em Panambi

O Prefeito Daniel Hinnah, acompanhado do secretário Rafael Jacques de Oliveira da Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria, Comércio, Serviços e Meio Ambiente (SMAIC), juntamente com o secretário Adjunto Egon Lengler receberam na tarde de terça-feira, dia 26/09/2017 a visita dos senhores Diego Antunes e Lori Giombelli, proprietários da empresa Infinita Estrutura de Negócios Ltda/RS. A Infinita e a empresa Usitrar firmaram um consórcio chamado INTRA que venceu o edital de licitação para gerir a empresa a planta de Panambi.

Na oportunidade secretários da SMAIC e investidores deslocaram-se até a área de propriedade da Prefeitura Municipal de Panambi, em linha Ocearú para visitar o local junto a BR-285, onde essa planta deverá ser construída, e ali os engenheiros passaram a explicar aos secretários os detalhes do projeto.

Também na ocasião desta visita os empreendedores Diego e Lori informaram que a documentação final está em análise nos órgãos ambientais e que uma vez liberada será possível finalmente dar início a construção da usina.

Para o secretário adjunto Egon Lengler, que acompanhou as tratativas para a instalação da usina desde 2012, “é incontestável a eficácia desta tecnologia inovadora que eu pude conferir pessoalmente em visita à China e a Europa. Esta gera empregos, é economicamente viável e vem resolver o problema do resíduo sólido urbano ao transformá-lo em energia elétrica”.

O secretário Rafael Jacques de Oliveira salienta que este projeto visa dar um destino adequado ao lixo da cidade de Panambi e, ainda, de outras prefeituras da região que já assinaram um Protocolo de Intenção. “A comunidade pode ficar tranquila que estamos trabalhando para trazer uma alternativa para o problema do lixo. E, ainda, além de solucionar um dos maiores problemas ambientais que temos haverá geração de empregos, retorno de ICMS para o município e uma economia de grande monta no custo anual de manutenção com o atual aterro sanitário”.

Vistoria da área em Linha Ocearú


Ame-se...

Scheila Azevedo Hinnah

Seremos muito alertadas durante esse mês de outubro sobre a prevenção do câncer de mama, no entanto quero chamar sua atenção, grande mulher, para o sentimento que temos que ter pulsando em nossas veias o ano todo. O AMOR.

Não ame “se”, mas ame-se. Ame sem pré-requisitos, sem condições. Ame-se hoje e amanhã. Será esse cuidado com a gente mesmo que irá nos salvar de grandes danos, tanto no corpo, fazendo o autoexame e descobrindo cedo uma doença que tem cura se diagnosticada cedo, como na alma, lembrando que somente depois de nos amarmos que poderemos amar o outro e sermos amadas pelo outro.

Afinal, por mais que sejamos consideradas frágeis, podemos ser capazes de guerrear pelo amor. Nós mulheres, por mais que deixamos a lágrima cair facilmente, somos fortes o suficiente para não deixarmos nossa fé cair. Por mais que o coração acelere sentindo alguns medos, somos ousadas para abraçar a coragem e lutar pelos nossos sonhos.

Que nesse mês, possamos, juntas, levantar a bandeira cor de rosa e acreditar ainda mais que quando começamos o dia nos amando, poderemos salvar muitas vidas, inclusive a nossa.

Escritora e Primeira Dama do Município


Defesa Civil organiza ações de resposta e recuperação dos danos do vendaval

Ações emergenciais como a distribuição de lonas foram realizadas ainda no domingo. Agora está sendo feito o levantamento de danos, que servirá para decidir sobre recomendar ou não o decreto de situação de emergência.

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Panambi reúne-se na tarde desta terça-feira, 3 de outubro, para deliberar se recomenda ou não ao prefeito Daniel Hinnah que decrete situação de emergência devido aos danos causados pelo vendaval da tarde de domingo, 1 de outubro.

Na reunião serão analisados os laudos técnicos e os levantamentos feitos pelas diversas secretarias municipais e conselhos, além das fotos, vídeos e informações divulgadas pela imprensa local. Também estarão em debate as recomendações da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, com sede em Frederico Westphalen e jurisdição em toda a região, cujos técnicos têm o papel de orientar o encaminhamento legal das demandas decorrentes de eventos climáticos adversos.

INFORMAÇÕES JÁ APURADAS

Até o momento, não se tem informações acerca de pessoas desabrigadas no município. Três pessoas que ficaram feridas durante o vendaval foram atendidas ainda no domingo no Pronto Socorro e estão fora de risco. Não há registro de óbitos em decorrência do temporal na cidade de Panambi.

Vistorias em bairros localizados na região norte da cidade indicaram danos em mais de cem moradias, estabelecimentos comerciais, estruturas e prédios públicos, como paradas de ônibus e o telhado da Escola Municipal Conrado Doeth e do Instituto Federal Farroupilha e de entidades comunitárias como a Cruz Azul. Pelo menos 85 famílias solicitaram lonas para a Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Ação Social, que apoiou a Defesa Civil na distribuição emergencial destes materiais.


Água limpa é vida saudável para quem toma

De 30/09 a 07/10 acontece a XVII Semana Estadual da Água e a XXIV Semana Interamericana da Água, em Porto Alegre. Afinados com os temas: Água segura = vida saudável e Reservatórios limpos, Água protegida, queremos desafiar e incentivar a população de Panambi a revisar e limpar seus reservatórios domiciliares.

A Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal tem como rotina e pré-requisito para conceder alvarás nos serviços de alimentação e saúde, a exigência de limpeza das caixas d’água. A CORSAN também faz anualmente esse trabalho em todos os seus 6 reservatórios espalhados pela cidade. Este ano irá acontecer em outubro, com desligamento programado.

Mas e os reservatórios domiciliares? Muitas são as doenças que podem ser transmitidas pela água. Esse ano já registramos mais de 580 notificações de diarreias, que podem ter causa em água contaminada.

FAÇA SUA PARTE PELA SAÚDE DE SUA FAMÍLIA!

LIMPE O SEU RESERVATÓRIO!


Por Loide Mücke

 

Matéria publicacada em 02/10/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.